Como evitar o desperdício e aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos?

Chegam datas como Natal e Páscoa e os estoques do varejo pelo Brasil se abastecem de panetones, ovos de chocolate e outros itens tradicionais para celebrá-las. Mas, entra ano e sai ano, o setor se vê com o mesmo desafio: o de lidar com as sobras desses produtos sazonais que, muitas vezes, são distribuídos de forma aleatória, sem considerar as especificidades de consumo de cada loja ou região.

Diante disso, vem a necessidade de dar um fim nas mercadorias, seja por liquidação ou até pelo descarte de itens perecíveis, com curto prazo de validade. Atitude que está de acordo com o dado divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de que 30% dos alimentos desperdiçados no Brasil ainda estão em condições para consumo.

Para ajudar a reverter esse quadro, conheça quatro ações para monitoramento do varejo, visando a sincronização da cadeia de suprimentos (supply chain):

  1. Planeje a reposição de estoque com base no comportamento do cliente final para evitar as oscilações entre excesso e falta de produtos. Ao monitorar o consumo na gôndola, você terá informações mais precisas sobre a necessidade real para indicar o abastecimento. Ou seja, se houve sobras de Chester de Natal em determinada loja, essa informação ajudará a orientar o pedido do próximo período.
  2. Estabeleça o abastecimento de estoque para cada loja, evitando fazer uma reposição predeterminada que dá margens para erros de cálculo. Dessa forma, é possível prever a tendência de consumo de cada região, considerando a sazonalidade. Nas festas de fim de ano, por exemplo, é natural que lojas do litoral tenham maior demanda do que em outras épocas. O mesmo se aplica a cidades que tenham fluxo menor de turistas no período indicado.
  3. Mesmo com um olhar individualizado por loja, é necessário analisar as circunstâncias que possam determinar maior ou menor consumo. Por exemplo: se houve uma greve que afetou o transporte de mercadorias na época de fim de ano, pode-se ter um menor consumo na gôndola por indisponibilidade do produto e não necessariamente por falta de interesse do cliente. O monitoramento do varejo deve incluir os fatores externos para tornar o planejamento e a reposição mais precisos.
  4. Para manter a cadeia de suprimentos sincronizada, é necessário integrar as informações dos agentes de supply chain (indústria, distribuidor e varejo). Entender a necessidade de cada um desses elos torna o processo mais sustentável, evitando inchaço de estoque e o consequente desperdício de produtos.

Fazer o monitoramento do varejo com essa precisão não é tarefa fácil, mas é possível com a adoção de tecnologia especializada que facilita o registro de informações em todos os elos da cadeia de suprimentos. Além disso, armazena os dados de vendas nos períodos de Natal e Páscoa, por exemplo, indicando a tendência de consumo para próximas épocas. Observar essas informações reduz o desperdício e aumenta a eficiência da cadeia, contribuindo para a sustentabilidade e performance comercial da sua empresa.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais