Ganhe agilidade e evite filas nos caixas com uma solução de NFC-e

Natal, Dia das Crianças, Black Friday. Para a área de TI do varejo, lidar com essas grandes datas e promoções traz também enormes preocupações de contingenciamento. A questão mais importante é sobre quantas impressoras fiscais têm que ser disponibilizadas para as frentes de caixa emitirem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Imagine o pesadelo de fazer o provisionamento desses equipamentos, nada baratos, de acordo com demandas tão variáveis, e tendo que lidar com os trâmites burocráticos para sua aquisição e homologação? Agora, esse problema pode ser resolvido rapidamente com uma solução especializada em NFC-e – e, o que é melhor, com custo reduzido!

Dispensa de homologação pelo Fisco e de intervenção técnica

A NFC-e é um documento de transmissão eletrônica (XML) que substitui as notas fiscais de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por Emissora de Cupom Fiscal (ECF). Com a digitalização do documento fiscal para o consumidor, acaba toda a demora e burocracia dos trâmites do governo para aquisição e homologação das impressoras analógicas. Hoje, para colocar uma impressora fiscal no caixa, além do alto custo, há também a demora, algo em torno de seis meses. Isso porque é preciso pedir o equipamento para o governo, há os trâmites para homologação e entrega, e a memória ainda tem um tempo de vida útil.

Com a NFC-e é possível o uso de impressora não fiscal comum térmica, sem necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado. Basta instalar qualquer impressora térmica de mercado e a operação de emissão é autorizada de forma online pelo governo, por meio de um software especializado. Ou seja, caem os custos e a burocracia.  Com isso, há uma flexibilidade de expansão de pontos de venda, sem precisar de autorização do Fisco. Então, se a rede de supermercados ou a cadeia de lojas quer ampliar em 20% as frentes de caixa para a Páscoa, por exemplo, a área de TI pode realizar a missão muito rapidamente.

Fator crítico na TI do varejo: tempo de processamento das NFC-e

A área de TI do varejo também tem como missão crítica manter a operação acontecendo de forma rápida e sem interrupções. E aí vem aquela dúvida: o tempo de processamento das NFC-e pode gerar filas nos caixas? A resposta é não se você contar com um fornecedor especializado com uma solução de grande performance. A solução fiscal da NeoGrid, especialista em soluções para a cadeia de suprimentos, traz segurança e agilidade no processamento de grandes volumes, com tempo de processamento de 2 segundos por NFC-e.

E se houver interrupção da conexão com a internet? Como todo o processo acontece online, em caso de queda na conexão a solução fiscal NeoGrid tem um sistema de contingência permitindo que as vendas sigam normalmente sem gerar filas ou demora no atendimento. Após o restabelecimento da rede, os arquivos armazenados off-line são enviados automaticamente para a SEFAZ em até 24 horas (prazo exigido pelo governo).

Como acontece o fluxo de emissão da NFC-e:

Outras vantagens da solução fiscal para emissão e gestão da NFC-e da NeoGrid:

  • Arquivo de documentos: o emissor da NFC-e deve arquivar o documento eletronicamente por cinco anos, de acordo com a legislação tributária. O DANFE NFC-e, que é o canhoto em papel, não possui exigências quanto à guarda.
  • QRCode (código de leitura rápida): substituindo o tradicional código de barras, o código impresso em 2D é capaz de armazenar um volume maior de informações. Ele pode ser lido por qualquer smartphone ou tablet equipado com câmera e dá acesso aos dados da compra no site da SEFAZ.
  • Novas tecnologias: com uma solução de NFC-e, é possível o uso de novas tecnologias de mobilidade. tanto para gestão fiscal quanto para melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes, com a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.

Muito mais resultados com segurança e agilidade:

  • Redução de riscos;
  • Agilidade e facilidade na implantação;
  • Redução de 75% nas despesas de aquisição e manutenção;
  • SLA (nível de serviço) no tempo de processamento;
  • Contingência distribuída nas lojas;
  • Alta disponibilidade garantida;
  • Suporte de alto nível 24x7x365;
  • Certificado digital e XML armazenado de forma segura no Datacenter.

Com uma solução de inteligência fiscal completa e ofertas que agregam mais do que o commoditie de tráfego de arquivos, a NeoGrid é participante ativa do grupo de players fiscais que está presente em todas as reuniões com a SEFAZ. Além disso, também participa dos projetos pilotos para novas obrigatoriedades, obtendo informações relevantes antes mesmo de elas serem divulgadas pela SEFAZ aos contribuintes. Com essas informações privilegiadas, a NeoGrid consegue tornar o software fiscal aderente às novas demandas do governo, tanto as de gestão, quanto técnicas e operacionais.

Não corra mais o risco das filas de clientes no caixa por problemas de tempo de processamento. A NFC-e NeoGrid é uma solução que possibilita ao varejo adequar-se a obrigatoriedade imposta pelo governo de forma rápida e com muita segurança.

Entre em contato com a NeoGrid e saiba mais sobre a NFC-e.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Evite prejuízos financeiros com um software de auditoria fiscal
Evite prejuízos financeiros com um software de auditoria fiscal

Acredite, sem um software de auditoria fiscal, sua empresa pode estar perdendo dinheiro. Saiba como nesse artigo. Saiba mais

CT-e ou MDF-e? Entenda quando utilizar um ou outro no transporte de mercadorias
CT-e ou MDF-e? Entenda quando utilizar um ou outro no transporte de mercadorias

Entenda em quais momentos é necessário contar apenas com o CT-e e em quais é preciso ter junto a MDF-e. Saiba mais

O que devemos avaliar na hora de escolher um software de NF-e?
O que devemos avaliar na hora de escolher um software de NF-e?

Com a grande utilização da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), surgiu um grande número de software de NF-e. Qual escolher? Saiba mais

Documentos fiscais eletrônicos: o desafio da distribuição
Documentos fiscais eletrônicos: o desafio da distribuição

A ideia de documentos fiscais eletrônicos revolucionou os processos fiscais no Brasil. Como está isso na sua empresa? Saiba mais

Consequências da falta de arquivos XML: quais são e o que fazer?
Consequências da falta de arquivos XML: quais são e o que fazer?

Mostraremos a seguir quais as consequências da falta de arquivos XML, além de dar algumas dicas para evitar esse problema. Saiba mais