Açúcar e café têm aumento de preço e menos marcas disponíveis nos supermercados

São Paulo, julho de 2023 – Em junho, o consumidor se deparou com uma variedade menor de marcas de açúcar e café nos supermercados. O preço dos produtos também subiu, na contramão de outros itens da cesta do consumidor, que tiveram estabilidade, e até queda nos preços. É o que mostra o estudo da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, preparado em conjunto com a Horus, empresa de inteligência de mercado investida pela companhia.

O índice geral de ruptura, que mede a falta de produtos do varejo alimentício, também teve ligeiro recuo em relação ao mês anterior.

Segundo o levantamento, no último mês, houve uma redução de 0,7% na média da falta de produtos no Brasil — atingindo o índice de 13,7%. Isso se deve à acomodação natural do varejo, ou seja, seu abastecimento tradicional para não haver falta de alguns produtos nas lojas.

Fonte: Neogrid

 

“O varejo segura as compras até o limite, mas quando percebe um baixo estoque, volta a adquirir produtos. A indústria, por outro lado, quando não está conseguindo vender, inicia uma atividade de engajamento para o varejo comprar mais e estocar produtos. Por isso, vemos essa queda da ruptura. Enquanto isso, o cenário econômico é mantido, já que o varejo está repondo os itens que foram vendidos”, comenta Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

Além disso, foram analisados quatro produtos alimentícios frequentemente consumidos pelo brasileiro: feijão, arroz, café e açúcar. De acordo com o material, os primeiros itens seguem essa tendência de diminuição de falta desde abril. Já o café e o açúcar, estão no caminho contrário, ou seja, em junho estiveram mais ausentes das gôndolas.

 

A pesquisa também aferiu o preço desses alimentos e constatou que apenas o feijão teve queda no valor de venda (-3,6% por quilo no mês de junho em relação a maio). No mesmo período, os demais apresentaram alta de 0,3%, 3,5% e 4,2% respectivamente. Os principais tipos de açúcar (refinado e cristal) acumularam alta no semestre, partindo do preço médio em janeiro de (R$ 4,79) chegando em junho a (R$ 5,19) equivalente a um aumento acumulado de 8,35% no semestre. No mês de junho, apresentaram alta mais expressiva de 4,2%.

Fonte: Neogrid

 

Fonte: Horus

 

“Com uma menor ruptura e a diminuição ou estabilidade dos preços, o brasileiro ficou mais tranquilo para comer seu prato tradicional: feijão e arroz. Em contrapartida, o café e o açúcar pesaram um pouco mais no bolso dos consumidores”, finaliza Luiza Zacharias, Diretora de Novos Negócios da Horus.

 

SOBRE A NEOGRID (https://neogrid.com)

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOGRID

RPMA Comunicação
negocios@rfpmacomunicacao.com.br
Fabiano de Oliveira – (11) 99287-5957

Este artigo foi útil?
SimNão

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Ovo mais caro: preço sobe 23% em fevereiro e pesa no bolso do consumidor brasileiro
Ovo mais caro: preço sobe 23% em fevereiro e pesa no bolso do consumidor brasileiro

Novo levantamento da Neogrid mostra que o preço médio do produto aumentou em todo o país, seguido por café (7%)... Saiba mais

Alta no preço do ovo e do café pesa no bolso dos brasileiros em fevereiro
Alta no preço do ovo e do café pesa no bolso dos brasileiros em fevereiro

Ovos registraram o maior índice de ruptura dos últimos 12 meses São Paulo, março de 2025 – O Índice de... Saiba mais

Confira análise da variação dos preços das bebidas populares no Carnaval
Confira análise da variação dos preços das bebidas populares no Carnaval

Uma das comemorações preferidas entre os brasileiros começa amanhã, mas será que os preços das bebidas acompanharam o ritmo da... Saiba mais

Preço do café varia 66% nos últimos 12 meses nos supermercados brasileiros
Preço do café varia 66% nos últimos 12 meses nos supermercados brasileiros

Índice de Ruptura da Neogrid mostra que, além do grão, ovos, açúcar e azeite registraram ruptura no início deste ano... Saiba mais

Menos opções de cerveja, vinho e biscoito nas gôndolas dos supermercados em dezembro
Menos opções de cerveja, vinho e biscoito nas gôndolas dos supermercados em dezembro

O Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, registrou aumento... Saiba mais