Estudo aponta principais causas de perdas de vendas no varejo alimentar em 2021

Chegar ao supermercado e não encontrar um produto na prateleira não é apenas uma dor de cabeça para o consumidor. Quando o varejista deixa de vender, é preciso entender que fatores estão por trás da indisponibilidade de um item. Uma pesquisa da Neogrid, empresa de Software as a Service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos, identificou a ruptura e o estoque virtual estático entre os principais motivos das vendas perdidas no varejo alimentar brasileiro no primeiro semestre de 2021.

Em comum, tanto a ruptura (como a falta de produtos por atraso do fornecedor ou do centro de distribuição, falta do item no CD, pedido não emitido, entre outros) e o estoque virtual estático (item com quantidade de dias sem venda maior do que o normal, sendo que possui uma frequência de vendas regular e de repente parou de vender nos dias anteriores), podem ser resolvidos com ajustes de processos. Eles correspondem a 26,7% e 14,5% dos problemas, respectivamente, o que, se somados, são 41,2% de perdas nas vendas do varejo.

É para solucionar essas dores que a Neogrid lança o VIU Varejo. A solução de visibilidade para os varejistas atende os maiores desafios de abastecimento e execução nos pontos de venda. Com indicadores diários, o VIU Varejo auxilia na construção de análises estratégicas de negócios, reduzindo as perdas e fazendo com que o foco esteja em aumentar a rentabilidade, oferecendo o que o consumidor procura.

“Com informações precisas, é possível atuar diretamente na melhoria de processos, que se executados de forma estratégica, garantem produtos no lugar certo, na hora e na quantidade certa. O VIU Varejo faz essa ponte, entregando para o varejista insights sobre o entendimento de venda de cada item, em cada loja. Dessa forma, ele pode tomar decisões muito mais assertivas para seu negócio e atender as expectativas de seus clientes”, explica David Abuhab, Chief Strategy Officer da Neogrid.

Jornada sem perdas e com novas oportunidades

O VIU Varejo utiliza dados de sell-out, vendas ao consumidor final, estoques nos CDs e lojas, que são transformados em informações que sinalizam as maiores oportunidades para a redução de perdas. A solução conta com seis módulos: vendas, indisponibilidade, estoque, execução em loja, relatórios e gestão.

Com o módulo de vendas é possível acompanhar a performance diária dos produtos, além do histórico no curto e longo prazo. No módulo indisponibilidade, são priorizadas as maiores perdas a partir da visão de gôndola, apresentando a causa raiz (como fornecedor, departamento ou loja) e os detalhes de cada item que precisa de ajustes. Na área de estoque, pode-se verificar os níveis de ruptura e histórico de excesso e falta dos produtos, bem como ter uma visão de capital parado e possíveis ações a serem tomadas.

O módulo de execução em loja permite um acompanhamento diário das ações tomadas, o envio de alertas de itens sem venda e a visualização dos resultados dos negócios recuperados. “Oferecemos, ainda, a possibilidade de integração com a solução de gestão de promoções para o varejo da Smarket, empresa adquirida pela Neogrid em março deste ano”, acrescenta David Abuhab.

Já os relatórios trazem diversos níveis de análises das informações, com flexibilidade na seleção de dados em volume e granularidade, que podem ser salvos e compartilhados com a recorrência que o cliente desejar. Por fim, o módulo de gestão disponibiliza a criação de parametrizações com métricas do varejista.

“Os insights trazidos pelo VIU Varejo são aliados para transformar dados em ações estratégicas que alavanquem os negócios ao identificar as possíveis perdas logo em sua causa raiz. Criar uma jornada inteligente é ter como resultado clientes muito mais satisfeitos”, finaliza a Head de produto da Neogrid, Fabíola D’Andrea.

 

SOBRE A NEOGRID (https://neogrid.com)

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOGRID

RPMA Comunicação
negocios@rfpmacomunicacao.com.br
Fabiano de Oliveira – (11) 99287-5957

 

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid visando um grande passo na sua gestão de estoque
Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid visando um grande passo na sua gestão de estoque

O Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid para otimizar seu planejamento de distribuição e ter mais equilíbrio entre consumo... Saiba mais

Supermercados registram ruptura de 15,3% em janeiro
Supermercados registram ruptura de 15,3% em janeiro

Segundo dados da Neogrid, ovos de aves foi o produto de menor disponibilidade no período, com 20,6% de ruptura Saiba mais

Açúcar e café têm aumento de preço e menos marcas disponíveis nos supermercados
Açúcar e café têm aumento de preço e menos marcas disponíveis nos supermercados

Análise da Neogrid indica também que o índice geral de ruptura (falta de produtos) registrou leve queda na comparação geral... Saiba mais

Primeiros meses de 2023 tem ruptura de ovo de galinha, enxaguante bucal e arroz, aponta estudo da Neogrid
Primeiros meses de 2023 tem ruptura de ovo de galinha, enxaguante bucal e arroz, aponta estudo da Neogrid

Especialistas acreditam que a falta dos produtos nas gôndolas tem a ver com o aumento dos preços nos últimos doze... Saiba mais

Falta de produtos nas gôndolas em outubro é a menor do ano, segundo índice de ruptura da Neogrid
Falta de produtos nas gôndolas em outubro é a menor do ano, segundo índice de ruptura da Neogrid

Redução de 0,4% sinaliza início de temporada única de ofertas e promoções na cadeia de abastecimento Saiba mais