
Além desse anúncio sobre o acordo com a holding familiar que controla a Neogrid, que estará sujeito às aprovações finais dos órgãos reguladores, o Hindiana comunica também a intenção de fechamento do capital da empresa por meio de uma OPA (oferta pública de aquisição de ações)
SÃO PAULO – 22 de dezembro de 2025 – O Grupo Hindiana, por meio da Dalpe Gestão e Participações Ltda. – que atua como fomentador de mercado através de investimentos em empresas inovadoras em diferentes setores, como varejo, tecnologia e serviços financeiros – anuncia que chegou a um acordo com a holding familiar Yafo que poderá resultar na aquisição de controle da Neogrid e reformulação da sua governança. O anúncio está sendo feito de forma conjunta e a operação, no valor de R$ 150 milhões, está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e ao atingimento das condições de sucesso da Oferta Pública de Aquisição a ser lançada pela Dalpe.
A Neogrid é uma empresa de tecnologia que oferece soluções e inteligência para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) e execução do varejo. Utiliza inteligência artificial, big data e tecnologia de ponta para conectar indústrias, distribuidores e varejistas e, desta forma, permite aos seus clientes otimizar processos para vender mais, com mais eficiência e sem perdas.
A Neogrid é uma das empresas de referência e pioneira nacional em soluções de EDI (troca eletrônica de pedidos e documentos), além de atuar com diversas soluções de planejamento de demanda e de estoque, abastecimento,
monitoramento de disponibilidade de gôndola física e virtual, entre outras, sendo uma empresa-chave para a estratégia e o funcionamento das rotinas operacionais de grandes empresas.
A empresa foi fundada há 26 anos pelo empresário Miguel Abuhab, que ocupará o cargo de executive chairman e liderará o Comitê de Inovação, em colaboração com o atual CEO, Nicolas Simone, e todo o corpo diretivo da empresa. Abuhab é uma referência nesse segmento e reconhecido por seu espírito visionário e inovador. Antes da Neogrid, Miguel Abuhab fundou a Datasul.
“Estamos todos muito orgulhosos e otimistas com essa operação com o Grupo Hindiana, que tem reputação incontestável e que representa para a Neogrid uma alavanca potencial de crescimento”, destacou Abuhab. A Neogrid detém uma malha de dados de ampla escala na cadeia de abastecimento e atende as mais relevantes empresas do varejo, indústria e distribuição do Brasil, além de atuar internacionalmente. Assim, a operação com o Grupo Hindiana representa o casamento de ideais e interesses para os dois lados.
“Sempre atuamos na vanguarda da tecnologia e da ideia de colaboração para estimular todos os elos da cadeia de consumo a venderem mais com mais margem. Nenhuma empresa pode perder a janela de oportunidade de se renovar para ampliar ainda mais sua relevância, sobretudo no atendimento aos segmentos nos quais atua, focando cada vez mais no sucesso de seus clientes”, acrescentou Miguel Abuhab.
Todo o processo de negociação foi focado no sentido de alinhar a visão de longo prazo, as oportunidades de mercado e o objetivo de que a Neogrid possui expertise e excelência como marca, desde o início de suas atividades. “Esse DNA da Neogrid é a sua essência e vamos atuar fazendo uma
governança conjunta, dando autonomia e estimulando ainda mais essa capacidade de inovação”, analisou Maurício Nicoletto, sócio e head de Investimentos do Grupo Hindiana.
Segundo ele, o diferencial competitivo da Neogrid no supply chain será potencializado ainda mais, com uso cada vez maior da inteligência artificial aplicada nos processos e dados. “A estratégia será sempre, de forma conjunta, aprofundar as entregas de valor nas soluções de abastecimento para as indústrias, distribuidores e varejos, a fim de ampliar a competitividade dos clientes da empresa, o que viabilizará com certeza o crescimento de maneira sustentável”, afirmou.
De acordo com Mauricio Nicoletto, o crescimento do Grupo Hindiana tem apenas um propósito: entregar uma proposta de valor cada vez mais completa. “Nada muda no relacionamento nem na prioridade de cada um dos nossos negócios. Continuaremos respeitando a identidade, o escopo e a frente de atuação de cada empresa, mantendo a clareza estratégica e as relações de ganha-ganha que sempre caracterizaram as nossas parcerias”.
Para o executive chairman da Neogrid, Miguel Abuhab, “esta é sem dúvida uma transação histórica. Temos a convicção de que a operação entre o Hindiana e a Neogrid, fruto de trajetórias empreendedoras de sucesso e baseadas em valores comuns, potencializará a qualidade, a perenidade e a excelência que sempre oferecemos aos nossos clientes e colaboradores”.
Sobre o Grupo Hindiana
O Grupo Hindiana é uma holding de investimentos e atua em parceria com outros veículos de investimentos, com o foco na construção de sociedades perenes que perdurem através de uma governança robusta e princípios sólidos. Os principais investimentos do Grupo Hindiana são: Yandeh, uma plataforma de tecnologia focada em otimizar o processo de vendas das indústrias de bens de consumo nos canais direto e indireto; Rock Encantech, que atua em estratégias de fidelização e encantamento dos consumidores; Alpe, empresa de soluções de crédito para potencializar a venda das indústrias aos seus clientes; Cerc, empresa de infraestrutura no mercado financeiro focado no registro de recebíveis de cartões e duplicadas; Blu, fintech voltada para pagamentos no B2B no segmento de móveis, colchões e óticas; Athon Energia, plataforma de investimentos em energia renovável; e NSTech, plataforma se soluções sistêmicas para transporte. Nas empresas controladas pelo Grupo Hindiana há mais de 500 colaboradores e considerando os investimentos em outras empresas esse número passa de 2000 mil pessoas.
Sobre a Neogrid
A Neogrid é um ecossistema de soluções que transforma dados em insights e tecnologia em poder de ação para aumentar giro de estoque, reduzir ruptura, fortalecendo a colaboração entre indústria, varejo e distribuidor. Com estratégia de transformação guiada pela Inteligência Artificial – e foco total no cliente –, atuamos para que toda a cadeia de consumo e de abastecimento opere de forma integrada, sem faltas e sem excessos, aumentando a disponibilidade de produtos de maneira mais eficiente, sustentável e rentável.
Mais informações
Eleno Mendonça
Eastside23 Comunicação
11 996287294
