O volume nos estoques do varejo brasileiro atingiu o menor patamar em abril deste ano desde janeiro de 2020. É o que aponta a área de inteligência da Neogrid, empresa especializada em soluções para as cadeias de suprimento, a partir dos dados de 80% das maiores redes supermercadistas do país.
O estoque do mês passado teve uma queda de pouco mais de 9% no volume médio em relação a abril do ano passado. Na comparação com abril de 2020, a queda foi de 15,96%, e de 16,76% em relação a janeiro daquele ano, antes mesmo da pandemia. A Neogrid não fornece os números absolutos por questões contratuais.
Paralelamente, a ruptura em abril ficou em 10,8%, mesmo índice do mês março e 0,1% menor que a de fevereiro deste ano quando foi registrado 10,9%.
Para o CCSO (Chief Customer Success Officer) da empresa, Robson Munhoz, a queda no volume médio do estoque registrada agora é um reflexo duro de um cenário que mescla a dificuldade de importação de insumos da China, onde parte do país está em lockdown, e, internamente, de disparada na inflação e consequente aumento no preço de insumos como o diesel, fundamental no transporte de mercadorias entre indústria varejo.
“A constância da ruptura nos últimos meses é um indício de que a venda aumentou, impulsionada sobretudo por promoções, e isso consome o estoque; o varejo anda extremamente cauteloso na compra a tal ponto que a venda maior em volume é decorrente de promoções”, analisa Munhoz.
Leite UHT e óleo: preços disparam
Apesar da manutenção da ruptura geral em abril, em comparação com março, alguns produtos da cesta básica registraram alta nos preços mês passado comparado ao anterior, em especial, o leite UHT e o óleo vegetal.
Gráfico 1 – Evolução do preço médio de óleo de soja, embalagem de 900g
Fonte: Horus
Gráfico 2 – Evolução do preço médio de Leite UHT, embalagem de 1 litro
Fonte: Horus
É o que aponta levantamento da HORUS, empresa de inteligência de mercado integrante do ecossistema de negócios da Neogrid.
Segundo a HORUS, o óleo de soja tem apresentado alta de preço significativa nos últimos meses. Nos últimos 12, por exemplo, o aumento foi de 31% — de 6% na embalagem de 900ml só em abril.
Segundo a HORUS, a alta pode ser explicada por conta dos impactos da quebra de safra devido à estiagem no Sul do Brasil. Além disso, houve quebra da safra do óleo de palma na Ásia, o que reduziu no Brasil a oferta de óleo de dendê, mais consumido por ser mais barato. Por fim, a guerra entre Rússia e Ucrânia afetou a oferta de óleo de girassol, uma vez que os dois países respondem por 77% da exportação desse produto. Com a redução de oferta dos óleos de palma e de girassol, houve aumento significativo da demanda mundial por óleo de soja, o que fez os preços dispararem. A isso se soma o crescente interesse por biodiesel, que tem o óleo de soja como a principal matéria-prima, devido à alta no preço internacional do petróleo.
No caso do leite UHT, também foi registrada forte alta de preço. Nos últimos 12 meses, aponta a HORUS, ele acumulou variação de 27%, 9,5% apenas no mês de abril.
O aumento do preço dos insumos tem elevado o custo de produção do leite, especialmente do milho e da soja, que registraram forte valorização devido à quebra da safra brasileira. Junta-se a isso a elevada demanda mundial desses insumos, por conta da guerra, o que tem mantido o preço dessas commodities em alta.
“A dificuldade de matéria prima e o aumento dos combustíveis são fatores que impactam demais no custo, que aumenta; como o consumidor vai ao mercado em busca de oferta, o estoque cai enquanto essa relação entre varejo e indústria busca chegar a um meio termo”, conclui o CCSO da Neogrid.
SOBRE A NEOGRID (https://neogrid.com)
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOGRID
RPMA Comunicação
negocios@rfpmacomunicacao.com.br
Fabiano de Oliveira – (11) 99287-5957