Falta de produtos nas gôndolas em outubro é a menor do ano, segundo índice de ruptura da Neogrid

O Índice de Ruptura Geral de outubro atingiu o menor patamar do ano até agora, caindo 0,4% ante setembro, de acordo com a Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de consumo. O indicador da empresa, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos principais supermercados do País, ficou em 10,70% no mês passado. Em setembro, chegou a 11,10%. Dentre os itens que mais faltaram nas redes de supermercados e atacarejos estão iogurtes (16,5%), azeite (13,2%) e, mais uma vez, o leite longa vida, cujo índice de indisponibilidade vem caindo, de 14,9% em setembro para 13% em outubro.

Em cenário de recrudescimento da inflação dos alimentos, como mostra o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro, que subiu 0,59% depois de três meses de deflação, o leite longa vida apresentou redução de 6,32%, de acordo com o indicador do IBGE. A queda aponta para relativa normalização de preços, propiciada por fatores de sazonalidade na produção e distribuição.

O diretor de Customer Success da Neogrid, Robson Munhoz, afirma que o recorde de queda da ruptura no ano até agora evidencia o movimento de abastecimento entre indústria e varejo, motivado sobretudo pela oportunidade de várias datas festivas celebradas no mesmo mês, algo inédito no País. “O setor varejista encontra-se em estado de efervescência porque num mesmo momento temos Black Friday, Copa do Mundo e em seguida o Natal; por isso o varejo está acelerado e a indústria também aproveita o momento, não perde negociação, faz ofertas e promoções”, explica o dirigente.

Além disso, na indústria, registram-se diminuições de preços de algumas matérias-primas e, por outro lado, empresas com metas para o fechamento do ano beneficiam-se de um contexto com índices de inflação menores. “Para quem está negociando, agora é a hora. Quem não vendeu o ano todo porque estava caro, não tinha matéria-prima e havia inflação alta, chegou nessa reta final e está efervescendo”, observa Munhoz.

 

Gráfico 1 – Ruptura do Leite longa vida (UHT)

Fonte: Neogrid

 

Em resumo, a redução do índice dos produtos indisponíveis nas prateleiras dos supermercados em outubro resulta de um jogo de negociações em que nenhum dos lados perde, sendo um ‘ganha-ganha’ que inclui o consumidor final. “A indústria oferece bons negócios e o varejo está se abastecendo, por isso a queda de ruptura começa a ser sentida agora, e teremos o reflexo em novembro. Se o consumidor realmente compra, a ruptura sobe, ou veremos se os estoques vão durar até dezembro para o Natal”, conclui o diretor de Customer Success da Neogrid.

 

Gráfico 2 – Ruptura do Iogurte

 

Consumidores aproveitam redução de preço para estocar leite longa vida, indica HORUS

A Horus, empresa de inteligência de mercado que compõe o ecossistema Neogrid, ratificou que o preço médio do leite manteve a trajetória de queda em outubro, constatada desde agosto, diminuindo 5,6% em relação a setembro. Apesar disso, nos últimos 12 meses, o preço médio acumula aumento de 37%. No carrinho do consumidor, entretanto, a presença (9,8%) e a quantidade média de caixas de leite (2,94) caíram em outubro, o que se deve, em parte, à possibilidade de o consumidor ter estocado o produto em setembro, como indicou a Horus na ocasião. Naquele mês, a incidência do leite ficou em 11,3% e o número médio de itens foi 3,17.

Com relação ao iogurte, nos últimos 12 meses, o preço médio aumentou 23%, com o valor por quilo passando de R$ 13,43 em nov/21 a R$ 16,54 em out/22. Em outubro, o preço médio aumentou 2% em relação ao mês anterior, mantendo-se estáveis os patamares de incidência e de média de itens nas compras.

 

SOBRE A NEOGRID (https://neogrid.com)

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOGRID

RPMA Comunicação
negocios@rfpmacomunicacao.com.br
Fabiano de Oliveira – (11) 99287-5957

Este artigo foi útil?
SimNão

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Ovo mais caro: preço sobe 23% em fevereiro e pesa no bolso do consumidor brasileiro
Ovo mais caro: preço sobe 23% em fevereiro e pesa no bolso do consumidor brasileiro

Novo levantamento da Neogrid mostra que o preço médio do produto aumentou em todo o país, seguido por café (7%)... Saiba mais

Alta no preço do ovo e do café pesa no bolso dos brasileiros em fevereiro
Alta no preço do ovo e do café pesa no bolso dos brasileiros em fevereiro

Ovos registraram o maior índice de ruptura dos últimos 12 meses São Paulo, março de 2025 – O Índice de... Saiba mais

Confira análise da variação dos preços das bebidas populares no Carnaval
Confira análise da variação dos preços das bebidas populares no Carnaval

Uma das comemorações preferidas entre os brasileiros começa amanhã, mas será que os preços das bebidas acompanharam o ritmo da... Saiba mais

Preço do café varia 66% nos últimos 12 meses nos supermercados brasileiros
Preço do café varia 66% nos últimos 12 meses nos supermercados brasileiros

Índice de Ruptura da Neogrid mostra que, além do grão, ovos, açúcar e azeite registraram ruptura no início deste ano... Saiba mais

Menos opções de cerveja, vinho e biscoito nas gôndolas dos supermercados em dezembro
Menos opções de cerveja, vinho e biscoito nas gôndolas dos supermercados em dezembro

O Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, registrou aumento... Saiba mais