Dois dos produtos mais comuns na cesta básica do consumidor brasileiro, ovos e leite longa vida, estiveram na lista dos cinco itens que mais faltaram nas gôndolas no mês de outubro. É o que aponta o Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a indisponibilidade de produtos nos supermercados brasileiros.
Segundo a empresa, especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, o índice geral, de 10,8%, registrou leve queda em relação a setembro, quando a ruptura foi de 11,1%. Em outubro, a categoria ovos de aves teve a maior ruptura, de 16,2%, seguida da cerveja, que, com ruptura de 15,7%, registrou o quarto mês consecutivo de maior indisponibilidade. Bebidas à base de soja, com 15,5%, aperitivos e licores, com 14%, e leite longa vida, com 13,7%, completam a lista dos cinco produtos com maior ruptura no mês.
Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid, explica que existe uma série de fatores para a queda no índice geral de ruptura em outubro, em comparação com setembro. Mas destaca: “O principal fator é que a indústria voltou a se abastecer de produtos que estavam represados e que voltaram a ser entregues, com o retorno total da produção, em um cenário de aumento da cobertura vacinal e retorno das atividades sociais.”
Maior saída de ovos: mudança de hábitos de consumo
Já a respeito de a maior ruptura ter sido com ovos de aves, o CCSO da Neogrid aponta dois fatores: a mudança de hábitos de consumo, com a substituição da proteína da carne pela proteína de ovos — em meio a um cenário de aumento da inflação e perda do poder aquisitivo –, e a disputa entre a indústria de ovos, que busca aumentar os preço, e o varejo, que tem segurado esse reajuste como pode.
Um produto que não está na lista do cinco de maior ruptura, mas cuja indisponibilidade cresceu de setembro para outubro é a margarina – o índice foi de 12,2%, diante de 9,9% no mês anterior. “Isso também é reflexo de novos hábitos de consumo, já que a margarina é um produto mais em conta que a manteiga, por exemplo”, afirma Munhoz, lembrando que manteiga, por sua vez, teve menor ruptura (7,9% contra 9% em setembro), ou seja, vendeu menos.
Para mais informações, acesse o site da Neogrid.
SOBRE A NEOGRID (https://neogrid.com)
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOGRID
RPMA Comunicação
negocios@rfpmacomunicacao.com.br
Fabiano de Oliveira – (11) 99287-5957