O processo logístico pode ser um dos mais complexos para os varejistas. Neste conteúdo, você descobre como descomplicá-lo para otimizar sua performance
A logística inteligente é um elemento importante para o sucesso do varejo. A capacidade de gerenciar eficientemente o fluxo de produtos – desde a chegada ao estoque até a entrega ao cliente final – desempenha um papel estratégico na operação.
Esta pode ser uma etapa complexa e afetar a disponibilidade de produtos, a relação com fornecedores, os custos da operação e o dimensionamento de recursos, por exemplo.
Junto a isso, o avanço das ferramentas digitais e a demanda crescente dos consumidores por experiências de compra mais rápidas e eficientes evidenciam que ter uma logística inteligente é um diferencial competitivo ao varejo.
Neste conteúdo, você vai conhecer 5 estratégias importantes para alcançar uma logística inteligente e ainda otimizar a performance do seu varejo.
O papel da logística inteligente
Antes de continuar é importante entender o papel da logística inteligente no varejo e como ela ocorre dentro da operação. O uso de tecnologia revoluciona a forma como os produtos são gerenciados, armazenados, transportados e entregues.
Neste modelo, a gestão dos processos de transporte e movimentação de produtos é feita com automação, integração e visualização de dados em tempo real, usando tecnologia e inteligência artificial.
Para se ter ideia, a logística inteligente pode gerar 59% de redução de custos na cadeia de suprimentos, segundo um estudo da PwC, refletindo diretamente na eficiência operacional.
Abaixo, você conhece estratégias eficazes para alcançar esse resultado.
Comece pela automatização de processos
Uma das principais estratégias para alcançar uma logística inteligente no varejo é a automatização de processos. Como essa atividade envolve muitas etapas e processos, a automação ajuda a reduzir erros operacionais.
Além disso, ela permite a integração entre diferentes etapas do processo logístico, proporcionando uma visão completa e em tempo real de todas as operações. O varejo e todos os elos da cadeia de consumo tendem a ganhar com isso.
Para automatizar é importante utilizar sistemas para todas as tarefas.
Por exemplo, os processos que podem entrar no fluxo logístico inteligente, são o transporte intermodal de entrada e saída de mercadorias, gestão de depósitos automatizados, agendamento de docas e gestão de pedidos omnichannel.
Implemente de um sistema de gestão de estoque
Ter um sistema de gestão de estoque eficiente é fundamental para a logística inteligente. Isso porque esse sistema permite o controle preciso dos níveis do depósito, evitando problemas como falta ou excesso de produtos.
Isto reflete diretamente no processo logístico, já que a boa gestão de estoque ajuda a equilibrar compras, armazenagem, entregas e o cálculo do giro das mercadorias, diminuindo a pressão sobre o capital de giro da empresa.
Assim, com um sistema de gestão de estoque adequado, é possível realizar previsões de demanda mais precisas, otimizando as compras e otimizando o recebimento.
Utilize a análise de dados
Você já parou para pensar quantos dados podem ser gerados durante a compra e o recebimento de mercadorias na operação logística? A análise dessas informações é uma peça-chave para criar um processo inteligente.
Ao coletar e analisar informações sobre os padrões de compra, os tempos de entrega, o recebimento das entregas, por exemplo, é possível criar insights para otimizar a operação, identificar oportunidades de melhoria e ainda ter uma tomada de decisão mais embasada.
A análise de dados também pode ajudar a identificar gargalos na cadeia logística e otimizar o uso de recursos, resultando em uma operação mais eficiente.
Parcerias estratégicas com fornecedores
Estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores e transportadoras confiáveis é uma estratégia valiosa.
Desta forma, você tem fornecedores comprometidos com prazos de entrega e qualidade dos produtos, garantindo uma cadeia logística fluida.
Investir em tecnologia de ponta
Um mundo cada vez mais digitalizado exige investimento em tecnologia para alcançar os melhores resultados. Assim, além da automatização de processos, é importante explorar novas ferramentas.
Com avanços como a Internet das Coisas (IoT), análise de dados e inteligência artificial, as operações logísticas se tornaram mais precisas e ágeis. Existem soluções, por exemplo, para rastreamento em tempo real, agendamento inteligente das entregas e algoritmos que otimizam o planejamento de rotas.
Essas tecnologias ajudam a melhorar performance, otimizam a rotina e ajudam a encontrar melhores oportunidades de vendas para o varejo.
Tecnologia na logística é um diferencial competitivo
O varejo é um segmento tradicionalmente mais analógico, pautado pela relação “olho no olho”. No entanto, investir em inovação é um passo importante para que seu negócio se torne mais relevante e tenha um diferencial competitivo.
A transição para um varejo mais digital representa uma evolução do modelo de comércio tradicional. A mudança proporciona aos consumidores uma experiência de compra muito mais flexível, rápida, personalizada, integrada e prática.
Isso também pode ser bem mais lucrativo para o varejo, pelo menos é o que demonstra a pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Segundo os dados, 74% dos entrevistados apontaram um aumento de receita após a transformação digital. Seu negócio já conta com tecnologia para alavancar resultados? Fale conosco e veja como apoiamos cada etapa da operação.