Por que usar dados de sell-out para aumentar as vendas garante mais lucratividade em um mercado em constante transformação
O sell-out é um indicador chave para ser acompanhado por gestores que buscam aumentar vendas e resultados. Desta forma, se torna uma pela chave em um mercado em constante transformação para compreender o comportamento do consumidor.
Com base no sell-out, a indústria pode tomar decisões mais embasadas em ações de marketing e vendas, priorizando produtos ou alterando rotas com agilidade, quando necessário.
Embora os dados do PDV sejam vitais para criar novas oportunidades, muitas indústrias têm dificuldade em analisar o indicador por estarem distantes do ponto de venda.
Neste post, você vai entender como acompanhar as informações de sell-out e mais 5 dicas para impulsionar as vendas usando esse indicador.
O que é sell-out?
Antes de criar ações a partir deste indicador, é preciso entender o que ele significa. O sell-out se refere à relação direta com o consumidor final (B2C), por exemplo, já o sell-in refere-se às vendas internas entre agentes da cadeia de consumo, como fornecedores e varejistas.
Tradicionalmente, a indústria baseava-se somente neste indicador para mensurar o desempenho e balizar estratégias de estoque e vendas.
No entanto, as mudanças constantes no perfil de consumo criaram a necessidade de basear as ações no sell-out, tornando o processo mais alinhado à realidade. O desempenho é medido pelas reações do shopper e não pelas vendas internas
Importância da colaboração para o sell-out
Colocar o consumidor no centro da estratégia promove mais direcionamento e eficiência para toda a cadeia de consumo. E, sem colaboração entre indústria e varejo, fica mais difícil compreender o que acontece na ponta.
Por isso, essa é a principal abordagem que precisa ser colocada em prática para otimizar o sell-out. Neste cenário, a tecnologia é o motor que permite às empresas trocarem dados de estoque e vendas em tempo real.
O acesso diário a essas informações ajuda a gerar insights valiosos sobre o desempenho dos seus produtos no PDV para aprimorar a experiência do consumidor no varejo. Consequentemente, aumentam as vendas.
Além disso, a colaboração entre os dois elos permite que gestores compartilhem metas, como, por exemplo, a melhoria da disponibilidade e uma gestão eficiente do estoque.
Como vender mais com dados de sell-out?
O aproveitamento dos dados de sell-out não somente impulsiona resultados a curto prazo, mas consolida uma posição competitiva a longo prazo, beneficiando todos os elos da cadeia de suprimentos.
Assim, embora sell-in e sell-out representem conceitos diferentes, eles estão conectados quando falamos em impulsionar as vendas. A abordagem ideal consiste em agir no sell-in projetando o sell-out, o que incentiva a saída de produtos nas prateleiras
A seguir, apresentamos 5 dicas para potencializar as vendas, alinhando de maneira eficaz a estratégia de sell-out.
1. Entenda o seu consumidor:
Para vender mais, é preciso compreender o seu consumidor. Conhecer seus desejos, necessidades e expectativas são peças essenciais para desenvolver ações que funcionem de verdade.
Uma boa experiência de compra, que seja condizente com as expectativas dos consumidores, aumenta a satisfação e fidelidade, incentivando-o a comprar mais.
Acompanhar dados de sell-out ajuda a compreender o comportamento do consumidor e em qual etapa da jornada de compra ele se encontra, permitindo criar ações mais persuasivas e certeiras.
2. Otimize a execução do PDV:
Outro ponto que ganha com o monitoramento de dados de sell-out é a execução do PDV. Isso permite à indústria otimizar a comunicação e o posicionamento de um produto para convencer o consumidor a comprar na mesma hora.
Como o sell-out ajuda a entender o comportamento do consumidor, também permite ajustar estratégias de exposição e promoções de forma mais precisa.
3. Melhore o mix com dados de sell-out:
É fato de que nada adianta um grande portfólio de produtos se grande parte deles não vende, certo? Os dados de sell-out ajudam a identificar quais produtos têm o melhor desempenho em determinado ponto de venda ou região, por exemplo.
Ao acompanhar as informações de venda em tempo real, a indústria consegue otimizar seu mix de produtos e direcionar itens que façam mais sentido em determinado local, atendendo melhor seu público.
O monitoramento também evita manter locais com grande potencial de vendas desabastecidos e permite ajuste constantemente das ofertas conforme o mercado, além do lançamento de novos itens com mais precisão.
[[[material-id-1|d384e49e-5d5d-40e6-b32e-038de3ca4e8a]]]
4. Melhora a gestão de estoque:
Além do mix, a gestão de estoque também melhora com o uso de dados de sell-out. A eficiência no controle de estoque é um desafio comum às indústrias, já que muitos gestores não têm conhecimento das entradas e saídas de produtos.
Na maioria das vezes, compram quantidades menores para vender todos os produtos. No entanto, caso a demanda se torne alta, não haverá mercadorias para reposição, resultando na perda de vendas
O oposto também acontece: gestores compram mais do que a demanda e ficam com estoques parados. O acompanhamento do sell-out, juntamente com dados de estoque, ajuda a mitigar esse problema.
Combinando essas informações, a indústria pode repor os produtos de forma mais rápida e eficiente, dentro do lead time do varejo.
5. Agilidade para tomar decisões:
A dinâmica desafiadora da gestão de estoque, definição do mix e outras etapas da operação da indústria torna crucial a integração do sell-out no processo decisório.
Isso oferece a agilidade necessária para tomar decisões no ritmo de um consumidor hiper conectado, que dita os rumos da cadeia de consumo E a tecnologia desempenha um papel crucial nesse contexto.
A combinação de dados de sell-out com tecnologia, além de proporcionar mais agilidade, fortalece a capacidade de adaptação das empresas, garantindo uma posição proativa no mercado dinâmico.
Você já aplica tecnologia para monitorar dados de vendas e estoque? Fale com um especialista da Neogrid e entenda como apoiamos a coleta de dados em cada etapa, gerando insights acionáveis para vender mais.