Para que seja possível manter os resultados dos seus indicadores de vendas em pleno crescimento, é necessário encarar esses números com olhar estratégico. Isso significa compreender o que eles representam e quais caminhos eles conseguem apontar. Você sabe como definir quais são os melhores indicadores de vendas para os seus produtos?
O que determina a qualidade dos seus resultados não é apenas acompanhar os indicadores de vendas certos. Em vez disso, você tem que saber o que fazer diante dessas métricas, levando em conta as necessidades da sua empresa e o quanto você sabe a respeito do seu cliente. Para isso, é necessário ter uma postura totalmente voltada a dados.
Determinar indicadores de vendas corretos é a única forma de estabelecer metas para melhorar cada vez mais os seus resultados. A única linguagem possível ao tratar de estratégias são os números e o que eles representam. Portanto, você precisa se certificar de que está acompanhando os certos.
Veja todos os passos que você deve seguir para definir os seus indicadores de vendas:
1. Determine os seus objetivos
O que a sua empresa pretende conquistar com sua estratégia de vendas? Quer alavancar o sucesso de determinada linha? De um produto específico? Seja o que for, essa definição será decisiva para você chegar nos indicadores de vendas que nortearão as suas ações. Não apresse esse passo e conte com insights de diversas áreas para contar com um objetivo que realmente represente os rumos da empresa.
2. Encontre os seus KPIs
A partir dos objetivos definidos no passo anterior, você deve olhar para os números que são capazes de traduzir o quanto você está perto deles. Chamados de KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho), eles dão a devida importância às métricas que precisam ser acompanhadas em sua análise. Então, uma parte muito importante do processo de definição dos seus indicadores de venda consiste em entender quais variáveis são mais importantes.
3. Obtenha dados de qualidade
De nada adianta voltar a sua atenção para os indicadores de vendas corretos se você não tem acesso a dados confiáveis para mensurá-los. Com cada vez mais foco em Big Data e diagnósticos precisos disponíveis por meio do cruzamento dessas informações, a sua empresa tem que contar com uma solução capaz de captar esses dados e apresentá-los de maneira rápida e eficiente.
Está claro que os dados de sell-out (vendas) são fundamentais para a indústria combater a ruptura. Mas, para que isso seja efetivo, é necessário utilizar os dados de sell-out (vendas) de forma estratégica. Quer saber como fazer isso? Clique no banner abaixo e confira o e-book que preparamos. O material tem um passo a passo sobre como fazer com que essas informações vindas do varejo ajudem a vender mais.
4. Encontre oportunidades de melhoria
Os resultados da definição dos indicadores de vendas da sua estratégia não precisam e nem devem ser permanentes. Assim como o mercado se transforma com intensidade e frequência, você também deve ser capaz de se adaptar com o tempo. As métricas consideradas mais estratégicas hoje podem não ser mais tão relevantes amanhã. Portanto, certifique-se de mantê-las em evolução constante.
5. Documente suas definições
Para garantir que todos os envolvidos com as suas estratégias de vendas tenham acesso ao que foi definido em relação aos seus indicadores, você precisa se certificar de que eles fiquem bem documentados. Isso significa criar um documento com essas métricas e as justificativas por trás delas e torná-lo acessível ao restante da equipe. Sem isso, todo o esforço investido aqui pode se desgastar com o tempo.
Toda estratégia robusta precisa acompanhar os indicadores de vendas. Como existem diversas variáveis possíveis, é necessário considerar as particularidades da sua empresa e dos seus produtos para chegar até os números que melhor representam o que você pretende conquistar. A partir daí, você pode começar a planejar as suas ações tendo essas metas como alvo.