O que é a estratégia data driven e como aplicá-la na cadeia de suprimentos?
Entenda neste post, as principais definições sobre o data-driven e como converter dados em conhecimentos acionáveis para aumentar resultados

A velocidade na troca de informações e dos avanços tecnológicos fazem com que as empresas coletem e armazenem cada vez mais dados. No entanto, nem todas estão preparadas para utilizar essa base no dia a dia e, assim, ter uma estratégia data driven.

Este conceito tem um potencial enorme e pode beneficiar empresas de todos os segmentos. Por isso, ele se tornou uma peça-chave para quem deseja se destacar no mercado atual. Você sabe o que é preciso para usufruir desta estratégia diariamente?

Veja neste post, as principais definições sobre o data-driven, como converter dados em conhecimentos acionáveis e por que você pode contar com este conceito para entender o comportamento do consumidor e aumentar suas vendas.

O que é data-driven?

Data-driven é um conceito estratégico que, na prática, significa que o negócio tem uma gestão orientada por dados. Assim, todos os movimentos e decisões são embasados por informações concretas, consistentes e que estão alinhadas com a realidade do mercado.

Um dos erros mais comuns ao planejar a estratégia data driven é acreditar que somente coletar e monitorar dados é o suficiente. Na verdade, é preciso ir além e converter essas informações em insights acionáveis.

Ao transformar dados em material compreensível e relevante é possível gerar ações que coloquem o negócio à frente da concorrência, além de permitir a compreensão de quais os principais riscos da operação e processos que precisam ser otimizados.

Importância da cultura data driven

Nos últimos dois anos, a cultura data-drive deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma estratégia fundamental aos negócios que desejam aumentar sua representatividade, principalmente quando observamos a digitalização do mercado e do consumidor.

Assim, as barreiras físicas já não são um grande desafio para as vendas, que podem ganhar volume com o trabalho dos e-commerces, por exemplo. Mas, sem monitorar dados de performance, como saber o que e como vender num mercado tão vasto?

Basear a estratégia somente na intuição ou achismos não é a resposta, porque prejudica os resultados e números de crescimento e gera ações que, geralmente, não estão alinhadas com a própria realidade do negócio e do mercado.

Para ter uma cultura data driven é preciso mudar a forma de pensar e gerir estratégias e pessoas. Assim, a coleta, seleção, compilação e uso correto de dados passam a ser parte do core business da empresa, que usufrui de uma fonte inesgotável de parâmetros reais para alavancar resultados.

Como aplicar data driven na cadeia de suprimentos?

A previsibilidade sobre os resultados é muito importante para a cadeia de suprimentos, porque ajuda a mitigar riscos e evitar perdas financeiras. Por isso, o acompanhamento de dados pode ser uma importante diretriz nessa área.

Um dos principais ganhos da supply chain com a estratégia data driven está relacionado com a agilidade nas decisões, onde o negócio se torna mais proativo frente aos problemas. Assim, é possível prever novos cenários e responder às situações imprevisíveis com mais rapidez.

Além disso, ela ainda ajuda a reconhecer e otimizar processos que não fazem mais sentido, além de aumentar a colaboração entre os elos da cadeia de suprimentos. Outro ponto importante é que a estratégia ajuda a identificar novas oportunidades de negócio, onde você vai fazer investimentos com mais confiança.

Por isso, o conceito data-drive é uma importante ação estratégica para a cadeia de suprimentos, capaz de torná-la mais inteligente, eficiente e sustentável para todos os atores envolvidos na sua operação, como indústrias, varejos, distribuidores e consumidores.

Principais benefícios do data driven na supply chain

Apesar dos ganhos dessa estratégia, muitas empresas ainda não usufruem deste potencial.

Para se ter ideia, um estudo realizado em colaboração com a Oxford Economics mostrou que apenas 23% dos executivos das áreas de compras e cadeia de suprimentos contam com uma visão clara, automática e em tempo real das despesas em geral.

Além disso, o levantamento ainda apontou que 49% dos gestores analisam dados manualmente para fundamentar a tomada de decisão. Por isso, conceito data driven é uma vantagem competitiva dando mais assertividade e rapidez a este processo.

A estratégia ainda proporciona outros benefícios ao negócio, veja abaixo alguns deles:

Melhora a jornada do consumidor

Com tantas mudanças na forma de consumir, os dados ajudam a entender melhor o comportamento e as preferências do consumidor. Assim, o seu negócio pode combinar diferentes abordagens e ações para aprimorar a jornada do cliente durante o ciclo de venda.

Otimiza processos existentes

A estratégia data driven ajuda as empresas a revisitarem processos para melhorá-los e, assim, ter mais resultados. Como consequência à essas adequações, é possível reduzir custos, ter mais eficiência na operação e aumentar as vendas.

Identifica novas oportunidades de negócios

A análise de dados pode aumentar o crescimento e a lucratividade a longo prazo do negócio. Isso porque traz insights que ajudam a identificar novas oportunidades de negócio e de investimento em novos produtos e serviços, com base naquilo que os consumidores buscam.

Prevê mudanças de cenários e tendências

Monitorar dados do seu negócio permite o acesso a sequências histórica, onde você acompanha a performance de um indicador em um determinado período. Isso pode trazer mais vantagem competitiva, já que ajuda a prever tendências e cenários, além de proporcionar mais rapidez e eficiência para atender às mudanças do mercado.

Incentiva a inovação

A inovação pode ser um diferencial ao negócio e garantir a sobrevivência no mercado, sendo capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado e aprimorar o uso de ferramentas, processos e tecnologias. Assim, inovação orientada por dados é um pilar fundamental para o sucesso no atual cenário atual economia global.

Reduz custos desnecessários

O monitoramento de dados dá acesso a uma série de variáveis do negócio e ajuda a encontrar pontos de melhoria nos processos para reduzir custos operacionais e otimizar despesas. Outro ponto importante é que ao eliminar custos indesejados, você ainda aumenta produtividade.

Dicas para aplicar o conceito data driven

  • Análise e interpretação dos dados:

Um dos problemas comuns na utilização da estratégia é a subutilização dos dados. Por isso, é preciso aprender a analisar e interpretar os dados. Busque informação e capacitação para fornecer à equipe a capacidade de extrair insights estratégicos dos dados coletados.

  • Mudança na cultura da organização:

A execução do conceito data driven exige uma mudança na cultura organizacional em todas as áreas da empresa. Isso possibilita a inclusão de metodologias data driven na forma de pensar e de resolver problemas dos colaboradores.

Para isso, funcionários e líderes devem ser capacitados à essa mudança, não apenas para extrair o máximo de insights das informações, mas para compreender o valor desses dados e como aplicá-los na rotina.

  • Invista em boas soluções:

As soluções tecnológicas são capazes de fazer a coleta, armazenamento e o cruzamento de dados. Para isso, o negócio precisa começar a digitalizar seus processos para implementação do conceito data driven.

A escolha das soluções deve levar em consideração as reais necessidade de cada setor e ainda a capacidade de coletar e analisar informações dessas ferramentas.

A tecnologia na cultura data driven

O conceito data driven proporciona uma série de vantagens e ajuda as empresas a prosperarem em cenários econômicos desfavoráveis ou m um mercado em rápida transformação.

No entanto, para ter esse resultado, é preciso atualizar sistemas e se equipar com soluções que otimizem essa análise. E, neste sentido, a tecnologia é uma grande aliada porque automatiza e otimiza processos, sem precisar de diversos controles e planilhas.

Uma solução tecnológica apropriada à operação ajuda a resolver grandes desafios e a construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável e produtiva.

Quer entender na prática como a tecnologia e a estratégia data driven trazem mais assertividade ao planejamento de demanda, a integração de dados e a visibilidade de estoque, performance e vendas? Converse com os nossos especialistas e saiba mais.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Transformando desafios em oportunidades no supply chain: a força da colaboração
Transformando desafios em oportunidades no supply chain: a força da colaboração

No Podcast Top Log GPA, nosso Diretor da BU de Supply Chain, Dionaldo Passos, se une a líderes de mercado... Saiba mais

Venda agregada: O que é e como aproveitar essa estratégia no varejo
Venda agregada: O que é e como aproveitar essa estratégia no varejo

Descubra como a venda agregada pode aumentar o faturamento do seu varejo no novo artigo da Neogrid. Saiba mais

Guia completo de precificação: como aumentar suas vendas no varejo
Guia completo de precificação: como aumentar suas vendas no varejo

Aprenda estratégias de precificação no varejo para maximizar lucros e competitividade, com dicas práticas e uso de tecnologia e automação. Saiba mais

3 ações promocionais que a indústria pode criar com o varejo
3 ações promocionais que a indústria pode criar com o varejo

Ofertas, ações de Trade e práticas de retail media são ações promocionais que fortalecem marca, vendas e parceria entre indústria... Saiba mais

6 vantagens da colaboração promocional entre varejo e indústria
6 vantagens da colaboração promocional entre varejo e indústria

Com uma estratégia de colaboração promocional é possível atrair, impactar e fidelizar o shopper no ponto de venda, e, consequentemente, vender... Saiba mais