Veja como inteligência comercial é aliada na operação da indústria, ao impulsionar decisões mais estratégicas para promover o crescimento sustentável do negócio
A inteligência comercial ajuda as empresas a entenderem ambientes competitivos, novas oportunidades de negócio e desafios. Para isso, ela envolve a coleta, analise e interpretação de informações de concorrentes, clientes, produtos e outros fatores.
Em um mundo cada vez mais digital, a inteligência comercial se torna um pilar para o sucesso da indústria. Isso porque o ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e coloca em xeque a capacidade analítica.
Desta forma, aqueles que tem a capacidade de agir com base em dados precisos vão ter mais destaque no mercado. Você vai entender neste post, as etapas que envolvem um processo de inteligência comercial e como a tecnologia é indispensável para atingir esse objetivo.
O que é inteligência comercial?
A inteligência comercial (CI), também conhecida como inteligência competitiva ou de mercado, se refere aos processos e ferramentas que permitem coletar, analisar e interpretar dados corporativos, de mercado e de concorrentes, obtidos em diversas fontes.
Conheça algumas das principais fontes de dados:
- Sobre os clientes: perfis demográficos e de consumo, tendências nos segmentos de atuação e dados sobre a decisão de compra.
- Sobre suas vendas: ticket médio, taxa de churn rate, taxa de conversão, evolução do sell-out, panorama de preços, e indicadores de perdas de vendas.
Mas, não basta somente monitorar: é preciso transformar essas informações em inteligência, para antecipar tendências, identificar oportunidades e reagir com rapidez frente à um ambiente de negócios em constante mudança.
Assim, gestores da indústria podem tomar decisões mais embasadas, direcionar estratégias para atingir metas e objetivos e garantir o futuro dentro do contexto atual complexo e competitivo.
A importância da inteligência competitiva
A inteligência comercial ganha cada vez mais protagonismo na indústria. Isso porque a sua importância está diretamente ligada na melhor compreensão do comportamento do consumidor, dos concorrentes, de processos internos e das mudanças do mercado.
Desta forma, a inteligência comercial se torna um facilitador de crescimento e eficiência operacional. Podemos citar um exemplo prático de uma indústria que fabrica produtos de limpeza e busca expandir sua atuação no mercado.
Com o uso de dados de vendas e pesquisas de mercado, a empresa conseguiria identificar uma tendência emergente: a demanda crescente por produtos de limpeza ecológicos.
Essa informação, obtida com a inteligência de mercado, ajuda a empresa a fazer investimentos mais informados em pesquisas e desenvolvimento, para criar novos produtos, além de fazer ajustes nas estratégias de marketing para destacar os aspectos ecológicos da sua linha de produtos.
Como aplicar a inteligência comercial?
Acima, vimos um exemplo prático da aplicação da inteligência de mercado e, como para ela funcionar corretamente, é preciso se aprofundar em estudos, análises de indicadores e de informações do mercado.
Com isso, a indústria consegue compreender suas principais dores, como ruptura de estoque, baixa produtividade ou eficiência operacional, por exemplo, e criar planos de ações focados e embasados para resolvê-las.
O sucesso dessa ferramenta está ligado a um planejamento bem estruturado dos processos, além de previsões de demandas e monitoramento de tendências. Para isso, existem algumas etapas que precisam ser seguidas. Abaixo, você conheça um pouco mais sobre elas.
Etapas do processo de inteligência de mercado
O processo de inteligência comercial é composto por diversas etapas, onde cada uma desempenha um importante na hora de transformar de dados brutos em insights estratégicos. Conheça as principais fases:
- Coleta de dados:
Tudo começa na coleta de dados de diversas fontes, incluindo dados internos da empresa, dados de mercado, informações dos concorrentes e feedback dos clientes. Além disso, a base de dados deve ser abrangente e confiável. - Processamento e armazenamento:
Depois, os dados precisam ser processados e organizados de maneira que facilite a análise e interpretação. Isso geralmente envolve a limpeza de dados, a integração de diferentes fontes e o armazenamento seguro em um sistema. - Análise e interpretação:
Essa etapa é muito importante, onde os dados são transformados em informações. Com técnicas estatísticas, análise preditiva e ferramentas de BI, por exemplo, é possível identificar padrões, tendências e insights para a tomada de decisões. - Disseminação de Informações:
Os insights obtidos precisam ser compartilhados com os tomadores de decisão de maneira eficaz. Isso envolve a criação de dashboards e relatórios para destacar as descobertas mais importantes, de uma forma acessível. - Plano de ação:
Por fim, as informações e insights devem ser utilizados para orientar ações estratégicas. Após a implementação dessas ações, é importante avaliar seu impacto e eficácia, ajustando as estratégias conforme necessário.
Principais tecnologias da inteligência comercial
A tecnologia é um catalisador fundamental no processo de inteligência comercial, porque oferece as ferramentas necessárias para coletar, processar, analisar e disseminar dados de maneira eficaz e eficiente.
Na era digital, a tecnologia transformou a forma como as indústrias abordam a inteligência comercial, trazendo inovações significativas:
Ferramentas avançadas de coleta de dados:
A coleta automatizada de uma variedade de fontes de dados exige o uso de tecnologias nesse processo, garantindo informações atualizadas e precisas.
Existem várias ferramentas que podem ajudar. Uma delas é o Customer Relationship Management (CRM), que otimiza processos e centraliza dados de clientes, para trazer eficiência ao processo de vendas.
Assim, é possível traçar um perfil do seu consumidor e compreender melhor seus desejos e necessidades.
Big Data e armazenamento na nuvem:
Com o grande volume de dados trafegados na operação da indústria é imprescindível desenvolver a capacidade de trafegar e analisar grandes quantidades de informações.
As tecnologias de Big Data, por exemplo, fazem a análise de dados de diversas fontes, de forma segura e escalável. Isso permite uma visão integrada e a tomada de decisão mais informada.
Já as soluções de dados em nuvem, permitem acessar essas informações de qualquer lugar e maior escalabilidade de armazenamento. Além disso, ainda reduzem custos operacionais.
Business intelligence:
O Business Intelligence (BI) refere-se ao processo de utilização de um conjunto de dados para embasar tomadas de decisão, otimizar processos e melhorar a produtividade da indústria.
Para isso, é preciso adotar uma ferramenta de BI, que ajude a processar essas informações. Assim, a solução vai ajudar a filtrar e analisar dados brutos para transformá-los em insights relevantes.
Inteligência artificial
A inteligência artificial ganha cada vez mais destaque dentro das empresas, de todos os segmentos e portes, sendo empregada nas mais diversas frentes. E, na indústria, isso não é diferente.
Há soluções que usam a inteligência artificial para gerar insights sobre abastecimento e reposição, por exemplo, ou ainda para transformar informações coletadas nos pontos de vendas em insumos para a tomada de decisão.
Não há como negar que, para ter sucesso no processo de inteligência, é preciso integrar soluções tecnológicas. As informações estratégicas fazem toda a diferença para melhorar processos produtivos e vender mais.
Como aumentar vendas com a inteligência comercial?
Várias áreas da empresa alcançam melhorias importantes com a inteligência competitiva, e o setor de vendas é um dos mais beneficiados. Mas como aumentar as vendas na indústria usando essa ferramenta?
Um passo importante é acompanhar indicadores de vendas e estoque dos produtos nos varejos e distribuidores. Com base nessas informações, a indústria consegue gerar inteligência para vender mais, mesmo estando longe do ponto de venda.
Existe tecnologia para acompanhar os dados de sell-out, por exemplo, oferecendo um panorama completo da performance de cada produto, loja por loja. Assim, fica mais fácil direcionar ações às regiões que têm o melhor desempenho.
Essas informações estratégicas fazem toda a diferença para a indústria melhorar seus processos de produção e ainda alavancar as vendas.
Benefícios da aplicação da inteligência comercial
Além do aumento nas vendas e resultados, a inteligência de mercado promove uma série de benefícios às indústrias, que transformam significativamente a sua performance e competitividade. As principais vantagens incluem:
- Melhora na tomada de decisões, seja na celeridade ou mais informadas e estratégicas;
- Aumento da eficiência operacional, ao identificar padrões e que otimizem processos operacionais, reduzir custos e melhorar a eficiência geral.
- Identificação de novas oportunidades de mercado e de novos nichos a serem explorados;
- Aprimoramento do relacionamento com o cliente, entendendo seus comportamentos e preferências
Comece a usar essa estratégia
A capacidade de transformar dados em insights faz da inteligência comercial uma ferramenta poderosa para a indústria, porque promove decisões estratégicas e mais vantagem competitiva.
Um dos pontos mais importantes para a indústria é automatizar a coleta e o processamento de dados de venda e estoque com varejos e distribuidores e ainda a troca de documentos com esses parceiros de negócio.
Para isso, é preciso investir nas ferramentas corretas que garantam o suporte necessário para a aplicação da inteligência comercial e, assim, seu negócio tirar o máximo de proveito do potencial estratégico que ela oferece.
Quer saber como a Neogrid apoia a sua jornada para ter mais inteligência comercial? Agende uma conversa com um especialista aqui.