Entenda como funciona o Joint Business Plan (JBP) e o seu impacto para fortalecer uma parceria estratégica entre indústria e varejo
O Joint Business Plan (JBP) é uma das principais ferramentas para dar suporte e criar uma parceria sólida entre indústria e varejo. Com abordagem colaborativa, promove resultados positivos para todas os envolvidos, até o consumidor final.
Para isso, gera-se um conjunto de estratégias que vai muito além das transações comerciais tradicionais, ajudando empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Você já aplica o JBP na sua estratégia? Neste artigo, vamos explorar o que é o JBP e porque sua implementação é vital para fortalecer a parceria entre indústria e varejo.
O que é o Joint Business Plan – JBP?
O Joint Business Plan, ou Plano de Negócios Conjunto na tradução, é uma estratégia colaborativa que, geralmente, envolve fabricantes e varejistas. Assim, cria-se um plano de negócios compartilhado com ações de médio e longo prazos.
Ao invés de focar somente na transação de produtos, o JBP alinha objetivos, metas e estratégias para traçar um crescimento mútuo e sustentável, indo muito além da típica relação comprador-vendedor.
Com isso, promove uma parceria mais profunda e integrada. O planejamento dessa estratégia envolve um estudo aprofundado sobre o mercado, as empresas envolvidas, os objetivos que deverão ser trabalhados e a execução, por exemplo.
Importância do JBP na cadeia de suprimentos
A implementação do Joint Business Plan tem uma grande importância na operação da supply chain, já que transforma as transações tradicionais, estabelecendo uma parceria estratégica dos fornecedores com os varejistas.
Assim, as empresas ganham no alinhamento estratégico, otimizam a eficiência operacional e impulsionam a inovação. A estratégia ganha muito com esse método, já que as empresas passam a compartilhar metas e insights, possibilitando atender a dinâmica do mercado de forma mais eficaz.
O JBP não apenas fortalece as relações, mas também cria uma base sólida para o futuro do negócio, garantindo uma posição sólida no cenário comercial desafiador.
5 pontos chave para o planejamento do JBP
Algumas empresas já evoluíram tanto na efetividade do JBP, que atingiram o Joint Value Creation (JVC), que consiste no trabalho em colaboração para a gerar mais valor a quem dita o ritmo do mercado: o consumidor.
No entanto, ainda há uma grande quantidade de empresas que têm espaço para aprimorar o modelo JBP. Abaixo, listamos 5 elementos essenciais para levar em consideração ao elaborar essa estratégia.
1. Entenda o consumidor:
O JBP coloca o cliente no centro de todas as operações. Por isso, é preciso conhecer informações sobre preferências do consumidor, comportamentos de compra e feedbacks.
Assim, indústria e varejo têm argumentos para adaptar estratégias e oferecer produtos e serviços que atendam com precisão às necessidades do consumidor.
2. Alinhamento estratégico:
O JBP inicia com o alinhamento de metas e objetivos estratégicos entre a indústria e o varejo. Isso vai além dos resultados imediatos, abraçando uma visão mais ampla para que as duas partes possam experimentar excelentes resultados.
Essa sincronia estratégica cria uma base sólida para a colaboração contínua.
3. Colaboração de ponta a ponta:
Ao contrário dos modelos tradicionais, onde as estratégias são muitas vezes desenvolvidas unilateralmente, o JBP envolve todos na criação do plano de negócios.
A indústria e o varejo contribuem com insights, conhecimentos, dados e expertise específicos, resultando em um plano abrangente e mais robusto.
4. Compartilhamento de informações:
Uma característica fundamental do JBP é o compartilhamento transparente de informações, mesmo que elas sejam críticas à operação. Isso inclui dados de vendas, previsão de demanda, insights de mercado e até desafios operacionais.
Essa transparência facilita a tomada de decisões informadas e a identificação conjunta de oportunidades de melhoria.
5. Avaliação e melhoria contínuas:
Como citamos acima, o Joinr Business Plan precisa ser um processo vivo e dinâmico, requerendo avaliação contínua. Assim, todos os envolvidos monitoram o desempenho, identificam melhorias e ajustam as estratégias conforme necessário.
Essa flexibilidade e adaptabilidade são essenciais em um ambiente de negócios que está em constante evolução.
O papel da tecnologia no JBP
Para ter sucesso na implementação do JBP, as ferramentas avançadas de análise de dados e plataformas colaborativas permitem uma comunicação mais eficaz entre indústria e varejo, facilitando a elaboração de estratégias conjuntas.
A automação de processos e o monitoramento em tempo real proporcionam eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a agilidade na resposta às demandas do mercado.
Além disso, a implementação de tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina aprimora a previsão de tendências e comportamentos do consumidor, potencializando a capacidade de adaptação e inovação contínua no âmbito do JBP.
O sucesso da estratégia de Joint Business Plan está atrelado ao acompanhamento de indicadores para atingir o resultado que deseja. Desta forma, a tecnologia da Neogrid apoia a execução de uma estratégia eficiente.
Quer saber como podemos ajudar na implementação do método JBP? Agende uma conversa com um de nossos especialistas.