Danone migra para Lett e cresce 161% em sell out e 193% em net sales

Por meio de insights valiosos fornecidos pela marca da Neogrid, empresa identificou rapidamente áreas de baixa disponibilidade de produtos e implementou estratégias eficazes para otimizar esses pontos, proporcionando uma experiência de compra superior aos clientes

Diante de um cenário de perda de venda mensal de 87% estimada por meio das taxas de ruptura de estoque, a Danone decidiu migrar para a Lett, marca Neogrid, com o objetivo de aumentar seus resultados no digital via transparência e alta qualidade de dados de e-commerce, operando com inteligência e garantindo um crescimento sustentável no canal.

As soluções da Lett permitiram à Danone entender a sua presença digital e estreitar relacionamento com varejistas visando impulsionar os resultados e sustentar novas iniciativas. O plano de trabalho proposto com a parceria tinha a finalidade de gerar inteligência no uso de dados e insights acionáveis, gerando agilidade e eficiência na tomada de decisão.

“Desde a contratação, o grande diferencial que enxergamos na Lett foi o atendimento, a troca constante de conhecimento e o suporte personalizado. E neste projeto não foi diferente”, afirma Talita Paro, gerente de E-commerce na Danone.

“Desde que identificamos uma oportunidade para criarmos um relatório que nos auxiliasse no atingimento das metas de PSO, especificamente no indicador-chave de desempenho (KPI) de disponibilidade, que era uma grande dor, o suporte que recebemos da Lett foi totalmente receptivo e ágil em desenvolver novas visualizações, contribuindo significativamente para o aprimoramento de nossas operações no e-commerce e trazendo valor para nós e nossos clientes”, complementa Talita.

Desafios

A Lett começou a fazer o acompanhamento dos KPIs de execução e conteúdo para os varejos estratégicos dos canais na divisão de e-retailers em busca de melhorias na performance. A marca da Neogrid possibilitou que a Danone estreitasse seu relacionamento com os varejistas para proporcionar novas iniciativas.

Entre os varejistas estratégicos do canal, o Mercado Livre chamou a atenção por conta da sua performance estar consistentemente abaixo do alvo de 85% estabelecido pela Danone. Diante disso, a equipe consultiva da Lett propôs um acompanhamento semanal para auxiliar a Danone no engajamento com o varejo e na abordagem de outras questões emergentes, identificando oportunidades de aprimoramento. Uma das melhorias sugeridas foi o monitoramento das rupturas.

Assim, foi acordada a rotina de envio semanal por e-mail de um relatório direcionado ao Mercado Livre destacando os produtos que enfrentaram rupturas ao longo da semana. Com

base nessas informações, iniciou-se uma revisão manual dos pedidos gerados automaticamente, priorizando os produtos identificados no relatório de rupturas. No entanto, mesmo com essas ações, o engajamento do varejo permanecia baixo e houve pouca melhoria nos indicadores.

Nesse contexto, a marca da Neogrid propôs e desenvolveu uma análise focada em evidenciar o impacto da falta de disponibilidade de produtos para compra no site sobre o sell-out do varejista. Essa análise, elaborada em colaboração com o time da Danone, utilizou dados capturados pela tecnologia da Lett, que apresentou uma visão dos produtos que enfrentaram rupturas no varejo durante o mês, incluindo a quantidade de dias em que esses itens ficaram indisponíveis para compra.

Resultados

No mesmo período em que foi conduzida uma análise das perdas de vendas devido à indisponibilidade, observou-se um aumento significativo no sell in. Essa avaliação foi repetida nos meses subsequentes e, após 90 dias de monitoramento, houve uma redução expressiva de 87% na perda estimada mensal de vendas por conta das rupturas na comparação com o primeiro mês do projeto.

Antes do início do projeto, a média de disponibilidade de produtos no varejo era de aproximadamente 62%. Após a apresentação dos resultados da análise, esse indicador evoluiu para 86%, alcançando atualmente uma média entre 92% e 94% de disponibilidade, o que representa um aumento total de +27 pontos percentuais no KPI.

Os resultados foram surpreendentes tanto para o varejo quanto para a indústria. Em relação a 2022, o crescimento total da Danone foi de 193% em net sales, 3,5p.p. em rentabilidade, e 161% em sell out no varejo.

“O trabalho realizado em par-ceria com o time da Danone reforça o quanto a Lett, por meio de um atendimento consultivo respaldado por dados de qualidade, é capaz de apoiar tanto a indústria como o varejo a mover resultados no digital”, explica Thais Souza, consultora de Trade Marketing Digital na Lett.

“Contar com o engajamento da equipe de e-commerce da Danone foi essencial para evidenciarmos as oportunidades encontradas para o varejo e obtermos um crescimento tão significativo. Mais do que apenas uma ferramenta, contribuímos com insights valiosos e acionáveis, atuando de forma estratégica com os parceiros e impactando positivamente o sell in e o sell out”, acrescenta Thais.

De acordo com Souza, a análise das rupturas de estoque, realizada em colaboração, permitiu entender o impacto direto no sell out dos varejistas, possibilitando a implementação de medidas corretivas eficazes.

“Nossa abordagem transparente e focada em dados proporcionou uma visão clara das oportunidades de aprimoramento, capacitando a empresa a tomar decisões estratégicas embasadas em informações sólidas”, diz Souza. “O compromisso mútuo com a excelência e a inovação nos permitiu alcançar resultados impressionantes em um curto período de tempo, fortalecendo ainda mais a nossa parceria.”

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Pesquisa aponta que brasileiros compram mais bacon no primeiro semestre de 2024
Pesquisa aponta que brasileiros compram mais bacon no primeiro semestre de 2024

Tíquete médio por compra chegou a dobrar no pequeno varejo (de R$ 11,03 para R$ 25,32), indicando aumento da presença... Saiba mais

Neogrid lança 1ª IA brasileira para indústria e varejo e plataforma inédita de promoções hiperpersonalizadas e retail media
Neogrid lança 1ª IA brasileira para indústria e varejo e plataforma inédita de promoções hiperpersonalizadas e retail media

Empresa apresenta a NIA, primeira inteligência artificial (IA) brasileira projetada para apoiar varejo e indústria na jornada de vender mais... Saiba mais

Indisponibilidade de produtos no varejo brasileiro fica estável em abril e preço do arroz, feijão e azeite caem
Indisponibilidade de produtos no varejo brasileiro fica estável em abril e preço do arroz, feijão e azeite caem

Após ter atingido um pico de em janeiro e começar a cair, o Índice de Ruptura da Neogrid, mostra que,... Saiba mais

Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid visando um grande passo na sua gestão de estoque
Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid visando um grande passo na sua gestão de estoque

O Grupo Imec anuncia parceria com a Neogrid para otimizar seu planejamento de distribuição e ter mais equilíbrio entre consumo... Saiba mais

Supermercados registram ruptura de 15,3% em janeiro
Supermercados registram ruptura de 15,3% em janeiro

Segundo dados da Neogrid, ovos de aves foi o produto de menor disponibilidade no período, com 20,6% de ruptura Saiba mais