Você sabia que bilhões são perdidos todos os anos devido a perdas? Trata-se de um grande problema que precisa ser resolvido com a colaboração entre os elos da cadeia, já que dependem de uma atuação alinhada entre essas partes. É necessário ter um plano de prevenção de perdas eficaz para reverter esse quadro.
Pensar em prevenção de perdas significa detectar todos os possíveis problemas que podem ocorrer durante a vida de um produto até que ele chegue às mãos do consumidor.
De acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), por exemplo, o varejo brasileiro tem 2% do seu faturamento comprometido por perdas. Isso se traduz em cerca de R$ 7 bilhões no último ano. Problemas como esses, portanto, estão comprometendo a lucratividade da sua empresa e precisam da devida atenção.
O que é uma perda?
Antes de pensar em formas de implementar a prevenção de perdas em sua empresa, primeiro é necessário classificar adequadamente o que é esse conceito. Para poder elaborar um plano de ação eficaz, então, é necessário ter muito bem definido o que é considerado como perda.
Para a indústria, considera-se como perda as ocorrências a seguir:
- Superprodução
- Problemas de transporte
- Produto com defeito
- Tempo de espera em excesso
- Superprocessamento
- Estoque parado ou vazio
- Má utilização do capital humano
Para o varejo, perdas podem ser classificadas dentro de quatro esferas principais:
- Comercial (ruptura)
- Administrativa (preços incorretos)
- Produtiva (má atuação do funcionário)
- Financeira (métodos de pagamento)
- Como planejar ações de prevenção de perdas?
Tendo em vista o que consiste uma perda, portanto, o próximo passo é encontrar as melhores formas de planejar suas ações para evitá-las. Não dá para reaver perdas que já ocorreram, pois tudo o que você pode fazer se refere a evitar perdas futuras.
Veja a seguir 5 dicas para implementar um bom plano de prevenção de perdas em seu negócio:
Priorização: definição de quais produtos são as principais fontes de lucro da empresa e necessitam de atenção.
Mapeamento de processos: para encontrar falhas é necessário conhecer bem os processos, identificar riscos e pontos de controle.
Dispositivos de prevenção de perdas: devem ser adotados os métodos necessários para coibir as ocorrências de perdas que acontecem devido a execução na loja (furtos, extravio, entre outros).
Treinamento da equipe: varejo e indústria devem treinar os seus times para evitar que problemas de produtividade e processos causem perdas.
Definição de metas e incentivos: podem ser criadas premiações associadas à redução das perdas para motivar as equipes e garantir que os novos processos durem mais.
Comece já a elaborar seu plano de prevenção de perdas
Tendo em vista as informações acima, você tem tudo o que precisa para dar o pontapé inicial em seu plano focado em prevenção de perdas. Então, fica claro o quanto a colaboração entre os elos da cadeia de distribuição é importante, de forma que tanto varejo como indústria precisam dedicar os esforços adequados às áreas que requerem atenção.
Está claro que os dados de sell-out (vendas) são fundamentais para a indústria combater a ruptura. Mas, para que isso seja efetivo, é necessário utilizar os dados de sell-out (vendas) de forma estratégica. Quer saber como fazer isso? Clique no banner abaixo e confira o e-book que preparamos. O material tem um passo a passo sobre como fazer com que essas informações vindas do varejo ajudem a vender mais.