O que fazer quando as vendas de determinado produto caem? A solução depende do que dizem os seus indicadores. Como eles podem apontar caminhos completamente diferentes, é necessário, portanto, realizar uma análise competente a partir de dados confiáveis.
Mesmo tendo acesso a dados de qualidade, você também precisa ser capaz de interpretá-los corretamente. É possível passar por muitos problemas graves ao tomar decisões baseadas na compreensão errada dessas informações.
Uma forma de simplificar esse trabalho consiste em olhar para o problema como sendo de dois tipos distintos: tendencial ou pontual. É a interpretação correta dos seus dados que vai determinar o curso de ação necessário para solucionar o problema de queda de vendas.
O que são problemas tendenciais em queda de vendas?
Vamos supor que você detectou um problema de queda de vendas em um dos produtos do mix. Ou seja, em comparação com meses anteriores, houve uma diminuição no consumo.
Fique de olho no seu histórico e confira se essa queda vem ocorrendo há algum tempo. Se for o caso, existe uma tendência para esse produto. É chegado o momento de rever a sua estratégia de abastecimento, analisar outros indicadores de trade marketing ou até repensar o mix de produto.
O que são problemas pontuais em queda de vendas?
Ocorre quando uma situação de queda de vendas acontece sem seguir uma tendência de períodos anteriores. É concentrada em um único local e tipo de produto, dentro de um intervalo de tempo específico.
Para que seja possível solucioná-lo, é preciso ter acesso a dados precisos que apontem onde realmente está ocorrendo o problema, por exemplo, em qual loja, rede ou bandeira e com qual produto.
Quais são os próximos passos?
Uma das principais vantagens da evolução tecnológica dos últimos anos, portanto, é que podemos processar um volume cada vez maior de informações envolvendo diversos aspectos da atuação de uma empresa. Faz parte da tendência de Big Data ter meios para analisar seus dados corretamente e garantir o seu data quality.
Mas, de nada adianta contar com um grande volume de informações estratégicas sem poder utilizá-las adequadamente. Um dos passos mais importantes do processo, então, se refere a interpretar corretamente o que os números dizem a respeito das suas vendas. Dê o devido peso a cada informação.
É possível extrair uma infinidade de diagnósticos de dados ricos de disponibilidade e vendas dos seus produtos. O que determinará o seu sucesso é a sua habilidade de conseguir interpretá-los da maneira correta.
Está claro que os dados de sell-out (vendas) são fundamentais para a indústria combater a ruptura. Mas, para que isso seja efetivo, é necessário utilizar os dados de sell-out (vendas) de forma estratégica. Quer saber como fazer isso? Clique no banner abaixo e confira o e-book que preparamos. O material tem um passo a passo sobre como fazer com que essas informações vindas do varejo ajudem a vender mais.
Conte com uma estratégia robusta de captação e análise de informações usando a estrutura correta e melhore os seus processo de solução.