
Em mercados cada vez mais dinâmicos e digitalizados, contar com processos manuais para gerenciar pedidos entre indústria e varejo não é mais viável.
O EDI – tem sido neste contexto, a solução que automatiza a troca de documentos mercantis entre empresas, eliminando etapas manuais, reduzindo erros e elevando o nível de serviço na cadeia de suprimentos.
Dessa maneira, ao integrar diretamente sistemas como ERPs, o EDI altera a comunicação entre os elos do ecossistema, consequentemente garantindo mais agilidade, controle e redução de esforço operacional na cadeia de suprimentos.
Conheça o Validador de Pedidos: a nova funcionalidade do EDI para mais precisão e agilidade
Dentro desse contexto de automação e inteligência, o Validador de Pedidos surge, uma funcionalidade integrada ao EDI. Ele automatiza a verificação de regras comerciais essenciais no momento da recepção do pedido, evitando que inconsistências avancem nas etapas seguintes da operação.
Além disso, o validador atua como uma barreira inteligente contra erros, permitindo, assim, que a operação se concentre em atender com qualidade e eficiência.
Como o Validador de Pedidos funciona na prática?
Validação automatizada dentro do EDI
Assim que o EDI recebe o pedido, ele aplica uma série de regras comerciais pré-configuradas para verificar, em tempo real, se o conteúdo atende aos critérios definidos pela empresa.
Essa validação ocorre diretamente no EDI, utilizando dados fornecidos pelos clientes — como listas de itens válidos, preços atualizados ou produtos descontinuados — que podem ser integrados a partir do ERP ou outras fontes.
Com isso, apenas os pedidos que passam pelas regras estabelecidas no validador seguem para o ERP, reduzindo retrabalho e evitando falhas no processo
Detecção de erros antes da entrada no sistema
Pedidos com itens inexistentes, preços divergentes, produtos descontinuados ou que não atendem ao pedido mínimo são automaticamente identificados logo na entrada.
O sistema oferece feedback imediato, permitindo correções ágeis antes que o pedido siga para as próximas etapas do fluxo comercial.
Além disso, o cliente conta com parâmetros configuráveis, que garantem autonomia para definir o tratamento de pedidos fora das regras — como bloqueio, alerta ou ajustes automáticos no pedido conforme a política da empresa.
Validador de duplicidade
Detecta pedidos duplicados ou linhas duplicadas dentro do mesmo pedido, evitando retrabalho e faturamento indevido.
Validação de pedido mínimo com rankings e histórico
Garante o cumprimento das regras de pedido mínimo, apontando pedidos com valor ou quantidade de itens abaixo do esperado. Além disso, oferece:
- Histórico de pedidos inconsistentes
- Ranking de varejos com mais problemas
- Ranking de filiais com mais recorrência de falhas
Feedback automático e análise de inconsistências
Quando são identificadas falhas, o sistema automaticamente envia um relatório contendo o motivo da rejeição, bem como um detalhamento das inconsistências encontradas. Dessa forma, o ciclo de atendimento é reduzido, além de aumentar a transparência entre os parceiros comerciais.
Benefícios para sua operação com o validador de pedidos
Menos erros e retrabalho
Evita que pedidos inconsistentes avancem no processo, reduzindo esforço humano e tempo perdido com correções posteriores.
Mais transparência e controle
Todos os pedidos passam por uma validação visível e rastreável, o que aumenta a confiança e o nível de serviço entre parceiros.
Feedbacks rápidos e rastreáveis
Respostas automáticas garantem agilidade e previsibilidade no fluxo de pedidos.
Mais eficiência e menos esforço na validação de pedidos com o EDI
De fato, o validador de pedidos do EDI representa um novo patamar de eficiência operacional para empresas que desejam, sobretudo, eliminar o retrabalho, reduzir inconsistências e garantir, assim, uma jornada de pedidos mais fluida e inteligente.
Dessa forma, se a sua empresa busca mais controle, previsibilidade e performance, então o EDI com validador de pedidos é certamente a solução ideal para transformar o seu processo de ponta a ponta.
Entre em contato com nossos especialistas e descubra como implementar na sua operação.