As interações dinâmicas entre os parceiros de negócio da cadeia de suprimentos levam às interconexões e à colaboração. Para construir uma rede operacional cooperativa capaz de fazer frente à concorrência e às mudanças de mercado, é preciso que haja a automatização e a sincronização no supply chain.
Você também pode ouvir esse esse post.
Conheça as 5 vantagens da automatização e sincronização no supply chain
Neste artigo você vai saber quais as vantagens competitivas que a automatização e a sincronização no supply chain trazem para todos os elos da cadeia.
1- Visibilidade ampliada
Em estudo da Hewlett Packard Enterprise sobre os avanços de inovação no supply chain na era digital foi constatado que a maioria das empresas analisa seus dados “a partir do” e “no” centro das suas operações. Saindo dos muros corporativos, as soluções de automatização e sincronização no supply chain como o OSA (On Shelf Availability) vão lá na ponta do varejo colher as informações.
Poder acompanhar o que está acontecendo ao longo da cadeia de suprimentos e também saber o que está ocorrendo na ponta de consumo, ou seja, no sell-out, é uma das principais vantagens da automatização e sincronização. Essa visibilidade ampliada oportuniza um diagnóstico preciso quanto aos reais problemas que levam à ruptura e ao excesso de estoque. Dessa forma, é possível orientar as ações corretivas de acordo com o ritmo do consumo, aumentando a disponibilidade de produtos em gôndola reduzindo as perdas.
2- Integração dos processos de forma colaborativa
Uma cadeia de suprimentos geralmente envolve centenas ou milhares de empresas e indivíduos que se comunicam entre si. E todas as diferenças na maneira como cada um deles opera e pensa os seus processos de negócios criam uma enorme complexidade.
Em um ecossistema empresarial que tenha como base a automatização e a sincronização, é possível integrar processos de ponta a ponta, facilitando as operações logísticas e transações comerciais entre eles. Essa nova abordagem inclui a colaboração e integração da indústria, distribuição e varejo por meio de processos multifuncionais que sincronizam decisões de produto, demanda e oferta para maximizar o valor.
3- Sincronização de dados transacionais
Com a transformação digital também é preciso repensar a abordagem em relação aos dados. É preciso analisar as transações em tempo real, enquanto elas ocorrem. Ao falar a mesma língua por meio da sincronização dos dados transacionais em toda a sua rede de negócios, a indústria consegue direcionar informações e alinhar processos.
Com a integração das atividades e uma fonte única de informação, os agentes que formam os elos do supply chain estarão preparados para suportar as variações de demanda e flutuações do mercado em tempo real. Uma cadeia de suprimentos que detecta e responde adequadamente à demanda do mercado ou à interrupção do fornecimento permite que você tome decisões melhores e mais rápidas.
4- Otimização dos recursos logísticos
Na maior parte das empresas que formam uma cadeia de suprimentos, a gestão, a movimentação de mercadorias, a troca de documentos ou informações e o acompanhamento do status do transporte são feitos sem uma padronização e, muitas vezes, de forma manual. No entanto, o modo como o transporte e a movimentação de mercadorias flui ao longo da cadeia é um fator determinante de competitividade. Sem integração e sincronização do supply chain, os processos da indústria, da distribuição e do varejo tornam-se mais lentos e menos precisos, conduzindo a um efeito dominó de atrasos e custos logísticos.
Quando há a automatização e sincronização no supply chain, você reduz a quantidade de tempo que os caminhões precisam gastar na estrada e de produto estocado em um armazém. A cooperação entre os parceiros comerciais da cadeia de suprimentos permite aproveitar a capacidade não utilizada, maximizar cargas, otimizar e reduzir a alocação de recursos de transporte e de estocagem.
5- Serviços diferenciados ao cliente
Os negócios disruptivos mudaram a maneira de se relacionar com os clientes, influenciando nas ofertas de produtos e serviços. Cada vez mais os clientes corporativos e os usuários finais farão parte do desenvolvimento das ofertas, com suas expertises e necessidades sendo ouvidas e incluídas na criação dos produtos e serviços. Dessa forma, as empresas irão atender a um grande número de pessoas de maneiras inteligentes. E novas ofertas serão criadas de modo que permitam aos usuários escolher quais recursos desejam ou não.
A automatização e a sincronização no supply chain fazem parte e estão a serviço desse ambiente de negócios inovador, permitindo que as empresas melhorem significativamente o atendimento ao cliente e o nível satisfação. Tudo isso, ao mesmo tempo em que fornecem a agilidade necessária para responder às flutuações crescentes da demanda.
Neogrid · Papo sem Ruptura – #001 – Cadeia de Abastecimento 4.0
Adotar uma estratégia de automatização e sincronização no supply chain por meio de uma plataforma tecnológica completa e abrangente cria parcerias colaborativas que trazem ganhos competitivos reais e duradouros.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nossos materiais. Siga a Neogid nas redes sociais para receber em primeira mão nossas novidades.