É fato que a indústria não costuma investir em e-commerce. Entre as razões, uma loja virtual acaba tornando-se mais uma coisa com a qual se preocupar. Manter um e-commerce demanda estoque, equipe de atendimento, acessibilidade e muito mais. Porém, eis aqui mais um fato: facilitar a jornada de compra do consumidor é fundamental para converter mais leads e positivar mais vendas. Isso é uma realidade para a indústria tanto quanto para o varejo.
Você também pode ouvir esse conteúdo.
Por conta da pandemia, o comércio on-line está mais aquecido do que nunca: segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, em 2020 as vendas online aumentaram 68% em relação ao ano anterior.
Movidas pela necessidade e pelas lojas fechadas, mais de 20 milhões de pessoas que nunca haviam comprado nada pela internet entraram para esse mundo em 2020 e realizaram sua primeira compra 100% digital.
A indústria pode tirar proveito desse momento, visto que os novos hábitos de consumo chegaram para ficar. E se você precisa de um incentivo, vamos apresentar algumas situações que vão ajudá-lo a enxergar o potencial do e-commerce para a indústria.
Por que a indústria precisa de e-commerce?
É uma questão de estar onde seu cliente está. Seu público conhece a sua marca, mas precisa saber como adquirir o seu produto. E seu site precisa permitir que ele consiga fazer isso de maneira rápida, sem complicação.
Por exemplo: quando a indústria lança uma campanha, ela geralmente não consegue aproveitar ao máximo o potencial de vendas. O consumidor é impactado pelas propagandas, acessa o site para saber mais, mas pode ficar sem saber onde finalizar a compra.
Claro que um consumidor realmente interessado sempre pode fazer uma pesquisa, encontrar uma loja virtual ou marketplace em que o produto desejado esteja disponível e efetivar a compra. Mas a indústria pode ajudar a tornar esse caminho mais curto e acessível. Facilitar a jornada de compra.
E tem mais: o site da marca sem dúvida já possui um tráfego relevante de visitas. São leads em potencial que querem saber mais sobre os produtos, ou estão tendo o primeiro contato com a marca.
Não importa se o cliente chegou ao seu site por meio de uma campanha patrocinada, por suas redes sociais, ou organicamente. Se o consumidor está no seu site, é importante que ele seja capaz de encontrar – e comprar – seu produto ou serviço.
A ideia é converter leads e não perder vendas, certo? Então lembre-se que um cliente satisfeito tende a voltar. E essa satisfação muitas vezes não vem do produto adquirido, mas da praticidade, da qualidade do atendimento e da possibilidade de resolver tudo em poucos cliques.
Vantagens do e-commerce para a indústria
Se você precisa de mais incentivos para se convencer dos benefícios que o e-commerce pode trazer para a indústria, vamos listar mais algumas vantagens.
Para começar, a internet não conhece barreiras geográficas ou fronteiras. Isso por si só já é um grande benefício: sua campanha pode ser anunciada para um universo muito maior de pessoas, não importa se elas estão perto ou longe.
As novas gerações já nascem em um mundo conectado e lidam com ele com muita naturalidade. Facilitar o caminho até o seu produto on-line é estar alinhado com o comportamento do consumidor moderno.
Isso ajuda a aumentar a visibilidade da marca, aproveitando o tráfego que seu site já possui: as pessoas já estão acessando o site. O que você precisa é guiar o usuário para que ele seja capaz de adquirir o seu produto de maneira rápida e descomplicada.
Tudo isso, no fim das contas, tem uma função compartilhada muito importante, que é facilitar a jornada de compra do consumidor. Quanto menos trabalho ele tiver para chegar ao seu produto, melhor.
Como facilitar a jornada de compra do consumidor?
Como vimos, o e-commerce traz muitas vantagens para a indústria. Mas, a gente sabe que criar e manter uma loja virtual é algo demorado, trabalhoso e que requer mão de obra especializada, estoque, questões de logística, e muito mais.
Existe uma maneira de aproveitar o potencial das vendas online sem ter um e-commerce? Felizmente, sim! A Neogrid tem em seu portfólio uma solução chamada 2Buy, que faz o “meio de campo” de maneira automatizada, conectando o site da fabricante às lojas virtuais de confiança que tem o item em estoque.
Na prática, o usuário conhece o produto no site da marca, mas realiza a compra em uma loja virtual ou marketplace selecionado, através de um redirecionamento rápido. Com esse “atalho”, as chances de conversão aumentam, pois o cliente vai poder finalizar a compra no ambiente seguro de um e-commerce que ele provavelmente já conhece e confia.
Tudo isso sem perda de tempo: o contato acontece no momento em que ele está interessado e mais suscetível a fechar negócio. Basta escolher como quer que as lojas sejam exibidas e o algoritmo cuida do resto, encaminhando a pessoa interessada até a melhor opção de compra que foi definida por você.
É possível vender on-line sem ter que se preocupar com todos os detalhes que são fundamentais para o bom funcionamento de um e-commerce. E ainda fazer isso aproveitando o tráfego que seu site já possui e gerando leads qualificados para varejistas parceiros.
[[[material-id-0|ae900f00-6d55-4aa7-b271-4adcdb384226]]]