Nível da Informação – Pouca importância e Grandes impactos

Nos dias de hoje a comunicação interna em uma empresa é peça fundamental para saúde e longevidade da operação. O que acontece em Vendas não é só importante para Vendas, da mesma maneira que informações da Produção não podem ficar apenas com as pessoas de Produção. Muitas empresas não se preocupam com o nível em que as informações estão sendo transmitidas e comprometem a comunicação interna de uma maneira a desalinhar toda operação e as estratégias empresariais. Isso ainda não considerando todo o trabalho operacional de ajuste nestes dados em que o recebedor é obrigado a manipulá-los para transformá-los na sua realidade. O ponto mais importante de tudo isso é que, manipulação esta sujeita a erro e problemas provavelmente acontecerão.

Um exemplo deste desalinhamento encontrado em muitas empresas é o nível de cadastro dos produtos e seus agrupamentos. Assim que uma empresa inicia a codificação de seus produtos e agrupamentos, é muito importante que todas as áreas estejam alinhadas para que a comunicação futura seja eficaz.

Imaginem o seguinte cenário, em uma indústria fabricante de celulares existem duas atividades que acontecem em duas respectivas áreas distintas, a área de Vendas faz o planejamento de demanda e a área de Supply produz e faz a reposição dos produtos. Os dados de Vendas necessariamente devem chegar a Supply da mesma maneira que os dados de Supply devem chegar até Vendas. Como seria possível a comunicação se os níveis trabalhados com estes dados forem diferentes? Realmente essa pergunta parece ser facilmente respondida com o alinhamento do nível da informação, porém normalmente os sistemas de gestão integrados não consideram esta diversidade entre as áreas e acabam prejudicando a comunicação interna. Ao longo do ciclo de vida de um produto, ele pode ter sido trabalho com diversos códigos devido a inúmeros motivos, mudanças de embalagem, ajustes no processo de produção, alterações de matérias prima, entre outros, criando obstáculos entre as áreas.

Uma sugestão para este desalinhamento seria a revisão cuidadosa de todo o cadastro dos produtos, de seus agrupamentos e a criação de um NOVO AGRUPAMENTO COMUM entre as principais áreas da empresa. Este novo agrupamento tornará a comunicação rápida e precisa, pense nisso!

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Tendências em Supply Chain e dados para 2025 
Tendências em Supply Chain e dados para 2025 

Especialista sinaliza os principais desafios e oportunidades do ano para indústria e varejo Saiba mais

Natal no Varejo: Dicas para não cometer os mesmos erros
Natal no Varejo: Dicas para não cometer os mesmos erros

Carrinho de supermercado com decoração temática de natal Saiba mais

Transformando desafios em oportunidades no supply chain: a força da colaboração
Transformando desafios em oportunidades no supply chain: a força da colaboração

No Podcast Top Log GPA, nosso Diretor da BU de Supply Chain, Dionaldo Passos, se une a líderes de mercado... Saiba mais

Black Friday 2024: Guia completo para o varejo   
Black Friday 2024: Guia completo para o varejo   

A Black Friday de 2024 está programada para o dia 29 de novembro, uma das datas mais aguardadas tanto pelos... Saiba mais

3 dicas para reduzir o desperdício de alimentos no varejo com a criação de ofertas
3 dicas para reduzir o desperdício de alimentos no varejo com a criação de ofertas

Você sabia que as ofertas podem ajudar o seu negócio a reduzir o desperdício de alimentos no varejo? Utilizar ofertas de maneira... Saiba mais