Os gestores de logística, seja da indústria, do varejo, de distribuidores e de transportadores, têm no seu processo de expedição de produtos um ponto de contato crítico. A falta de informação, assim como dados incorretas ou incompletos nos documentos, podem levar a filas enormes de caminhões nos pátios destes agentes de supply chain, conduzindo a um efeito dominó de atrasos e custos logísticos ao longo de toda a cadeia. Se esses problemas fazem parte da sua rotina, neste artigo você entenderá que é possível solucioná-los.
Você também pode ouvir esse conteúdo.
O dia a dia na expedição de produtos
O processo logístico de expedição de produtos é complexo, custoso e, se feito de forma manual, está sujeito a erros. Como a janela de recebimento das docas é extremamente apertada, como fazer o agendamento da entrega de forma ágil e assertiva onde não há uma solução automatizada? E o caos que um processo manual causa na portaria de quem recebe a mercadoria? Além do envio de documentos feitos por e-mail exigirem uma atenção redobrada para não se extraviarem, não há como garantir, por exemplo, que os documentos de transporte de mercadorias estejam de acordo com os pedidos emitidos e suas notas fiscais correspondentes.
Acompanhar o status de transporte também é de extrema importância no processo deexpedição e entrega do produto. Se o monitoramento do andamento da entrega é feito de forma manual ou, muitas vezes, é inexistente, isso vai impactar lá na agenda de recebimento da mercadoria pelo cliente, causando filas gigantescas de desembarque. Lidar com esses atrasos e exceções como devoluções de notas fiscais e devoluções na entrega, leva à insatisfação do cliente final. Todas essas situações causam prejuízos financeiros, perda de tempo, aumento nos custos logísticos e de mão de obra.
Integração é a chave
Não seria melhor que todos estes parceiros de negócio pudessem trabalhar de forma integrada? A comunicação com as transportadoras e operadoras logísticas, aliada à automatização processos – como a troca de documentos de transporte (instruções, conhecimento e status), pré-faturas e documentos de cobrança – podem aperfeiçoar o desempenho, acelerando o fluxo da operação.
Benefícios da integração
Já pensou na vantagem de sua indústria poder saber rapidamente onde sua carga está? O transportador, por meio de uma ferramenta automatizada, consegue enviar informações precisas da situação da entrega, fazendo com que a janela de recebimento possa ser organizada para não haver atrasos ou filas.
Batimentos das entregas
Um grande benefício de se executar operações logísticas via integração dos sistemas é a facilidade em se realizar batimentos, ou seja, comparações de um documento com o outro correspondente para identificar inconsistências. Dessa forma o varejista, por exemplo, pode checar se, ao receber uma nota fiscal, o valor faturado do item está de acordo com o pedido, antes mesmo desta mercadoria chegar fisicamente na portaria do seu CD (Centro de Distribuição), o que permite ações proativas para solucionar a divergência e evita filas de caminhões para o desembarque.
Maior controle sobre o que é trefegado
O intercâmbio de dados eletrônicos, via integração dos sistemas entre os players de supply chain assegura um controle rígido sobre o que está trafegando para garantir recebimentos no prazo e também otimizar custos. Assim, as equipes de logística envolvidas no processo de expedição de produtos acompanham pelo sistema integrado se o pedido foi recebido e o status da entrega, bem como recebem a fatura correspondente, com todas as informações checadas e aprovadas.